quarta-feira, 12 de março de 2014

Região que terá nova UPP no Rio registrou 29 mil ocorrências em 2013

12/03/2014 07h02 - Atualizado em 12/03/2014 07h02

Foram 2.030 ocorrências policiais a mais em relação a 2012. 
Bope e Choque devem ocupar Vila Kennedy nesta quinta-feira (13).

Isabela MarinhoDo G1 Rio
Comente agora
Arte Vila Kennedy (Foto: Editoria de Arte/ G1)
A Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, está na expectativa de ganhar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), e a necessidade da inauguração é comprovada por altos índices de violência. A 33ª DP (Realengo) e a 34ª DP (Bangu), que atendem a área da comunidade e vários bairros da região, contabilizaram 29.372 registros de ocorrência no ano de 2013, 2.030 a mais em relação ao ano interior, o equivalente a 7,42%. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).
O crime violento com o maior registros é o de lesão corporal dolosa (3.529, em 2013). As delegacias atendem Bangu, Gericinó, Senador Camará, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Vila Militar, Deodoro, Campo dos Afonsos e Jardim Sulacap.
Além da UPP da Vila Kennedy, a Zona Oeste do Rio contam com apenas outra Unidade de Polícia Pacificadora, a do Batan, inaugurada em 2009 e localizada no bairro de Realengo.

Na manhã de terça-feira (11), barricadas foram colocadas na comunidade para evitar o avanço de policiais. Ao longo da manhã, a polícia esteve na comunidade e realizou uma operação. Segundo a PM, desde o dia 9 de fevereiro há operações diárias sendo realizadas na região. Até terça, 21 criminosos foram presos e três armas apreendidas.
Ainda como divulgou o comando do 14º BPM (Bangu), 12 carros roubados foram recuperados e foram apreendidos 23 máquinas caça-níqueis, 1.593 sacolés de cocaína, 1kg de pó branco, 274 trouxinhas de maconha e 71 pedras de crack.
Reportagem do jornal "O Globo", publicada nesta terça-feira, prevê a instalação da UPP para esta quinta-feira (13). A expectativa do comentarista de Segurança Pública Rodrigo Pimentel, da TV Globo, é a mesma. "Por que na quinta e não no domingo? Porque na verdade a Vila Kennedy já está parcialmente ocupada pela PM desde o dia 9 de fevereiro. O 14º BPM ocupou, com poucos recursos, algumas dezenas de policiais, toda a parte da Vila Kennedy", explicou, durante o RJTV.
Histórico de violência
A guerra entre quadrilhas rivais na região aterroriza moradores há cerca de 2 anos. Em novembro de 2011, o RJTV mostrou três bandidos armados de fuzis no alto do morro da comunidade. Em agosto de 2012 outro flagrante: bandidos vendiam drogas livremente na localidade conhecida como Manilha. Um dos traficantes estava armado de pistolas.
Os tiroteios eram frequentes na região por causa da disputa por pontos de venda de drogas. O traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, chefiava uma das quadrilhas. Ele foi morto em maio de 2012, numa operação conjunta entre as polícias federal, civil e militar. Segundo os moradores as trocas de tiros diminuíram depois do fato, mas por pouco tempo.
Este ano, em fevereiro, aconteceram novos confrontos. Um rapaz de 18 anos morreu num tiroteio e moradores protestaram queimando um ônibus. No mesmo mês, um outro homem morreu baleado na Vila Kennedy
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário