terça-feira, 4 de março de 2014

Putin chama eventos na Ucrânia de "golpe inconstitucional"

Atualizado: 04/03/2014 09:15 | Por Alexei Anishchuk, Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira que houve um "golpe inconstitucional" na Ucrânia e que o líder deposto Viktor Yanukovich ainda é o comandante legítimo do país apesar de ter desistido do poder.
Ele também afirmou a repórteres que não há necessidade de usar a força na região da Crimeia, no sul da Ucrânia, no momento, mas que a Rússia se reserva o direito de fazer isso como "último recurso".
O presidente negou que tropas russas tenham tomado a região da Crimeia, afirmando que "forças locais de autodefesa" foram responsáveis por tomarem prédios oficiais.
Putin também afirmou que a Rússia não tem interesse em estimular sentimentos separatistas na Crimeia.
Retorno de tropas à base
Mais cedo, Putin ordenou que as tropas que participaram de exercícios militares nas regiões central e oeste da Rússia retornassem à base depois de finalizarem seu treinamento.
Moscou havia negado que os exercícios, que começaram na semana passada, tinham algo a ver com os eventos na Ucrânia, onde Putin afirmou ter o direito de organizar tropas para proteger compatriotas russos.
Os exercícios acabaram conforme programado.
O líder russo assistiu ao último dia de exercícios na segunda-feira, sem mostrar sinais de preocupações com os alertas de potências ocidentais de que a Rússia poderia enfrentar sanções por tomar o controle da região da Crimeia.
"O comandante supremo das forças armadas da Federação Russa, Vladimir Putin, deu a ordem para que as tropas e as unidades, que participavam dos exercício militar, retornem a suas bases", teria dito o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov.
Não havia notícias sobre movimentação de forças russas na Crimeia.
Possível ação militar russa na Crimeia provoca protestos em Moscou; veja fotos:
Protestos se intensificam e tensão aumenta na Rússia e na Ucrânia (© David Mdzinarishvili/Reuters)
Próxima
Anterior
Stringer/ReutersMOSTRAR MINIATURAS
8 de 28
Fonte: Msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário