terça-feira, 11 de março de 2014

Manifestação no Alemão, no Rio, tem tiros e ameaça de fogo em caminhão

11/03/2014 18h53 - Atualizado em 11/03/2014 20h25


Morador teria sido flagrado por policiais e realizou disparos para o alto.
Agentes da Polícia Militar usaram spray de pimenta para conter a confusão.

Do G1 Rio
30 comentários
Manifestantes colocam barricadas em vias do Complexo do Alemão (Foto: Reprodução/ TV Globo)Manifestantes colocam barricadas em vias do Complexo do Alemão (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Moradores do Conjunto de Favelas do do Alemão, no Subúrbio do Rio, realizavam um protesto desde o início da noite até as 19h20 desta terça-feira (11), na Estrada do Itararé. Segundo a assessoria da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), um manifestante foi flagrado com uma arma de fogo. Quando foi abordado por agentes da Polícia Militar, ele realizou disparos para cima e conseguiu fugir. Os agentes teriam reagido com bala de borracha, spray de pimenta e bomba de efeito moral. Ativistas teriam ameaçado colocar fogo em um caminhão com combustível, segundo a UPP.

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora informou que criminosos realizaram disparos com arma de fogo no interior da comunidade. Ataques contra a Unidade de Polícia Pacificadora do local também foram registrados. Segundo a assessoria da UPP, alguns suspeitos já foram presos e estariam sendo levados para a delegacia.

Agentes da Polícia Militar tentaram negociar com os manifestantes para o fechamento parcial da via, mas os protestantes atearam fogo em pneus para tentar impedir a ação dos agentes segundo a Coordenadoria de Polícia Pacificadora.

Segundo informações do estudante Rene Silva, dono do jornal Voz da Comunidade, o motivo do ato seria a prisão de Kleyton da Rocha Afonso e Hallan Marcilio Gonçalves em uma operação da Polícia Civil nesta segunda-feira (10), que são considerados inocentes pelos manifestantes.

A Polícia Civil informou, em nota, que foram expedidos mandados de prisão contra Hallan e Kleyton pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. De acordo com o delegado Felipe Curi, titular da 45ª DP (Complexo do Alemão), as prisões temporárias foram decretadas pela Justiça após apresentação de provas colhidas durante as investigações. O inquérito apurava o ataque à delegacia e às bases da UPP.

A estrada, onde acontecia a manifestação, já estava com o tráfego livre às 20h segundo informações da UPP. O teleférico do Alemão suspendeu as atividades às 19h30 por motivo de segurança. Ainda não há previsão para o reestabelecimento do serviço.
Manifestantes teriam ameaçado a colocar fogo em caminhão (Foto: Reprodução/ TV Globo)Manifestantes teriam ameaçado a colocar fogo em caminhão (Foto: Reprodução/ TV Globo)Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário