sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Violações de direitos de militares serão tratadas por comissão

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Violações de direitos de militares serão tratadas por comissão
Violações de direitos de policiais militares estão na pauta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que vai realizar audiência pública na próxima quarta-feira (10/8/11), às 9 horas, no Auditório, para obter esclarecimentos sobre dois casos. A reunião foi solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT).
O parlamentar quer apurar o caso do cabo Robert Martins de Barros, que teria sido transferido de Coronel Fabriciano para Santana do Paraíso, ambas na região do Rio Doce, por ter denunciado assédio moral por parte de seus superiores hierárquicos. A comissão já realizou audiência sobre o tema, em Ipatinga, em 12 de maio de 2011, quando a esposa do cabo, Eliane Neves Albuquerque Martins, denunciou que teria sido ameaçada, em 2009, depois de criticar o atendimento médico da PM.
Além disso, o cabo Robert teria sido punido com a transferência para Santana do Paraíso por ter procurado a Comissão de Direitos Humanos da ALMG para pedir ajuda. A justificativa da polícia foi que o cabo deveria ter feito uma representação na própria corporação contra os supostos autores do assédio moral.
Coromandel -
A comissão vai tratar também de denúncia de possível violação de direito de petição, cometida contra o sargento PM Vanderlei Geraldo de Melo, lotado no 3º Grupamento, em Coromandel (Alto Paranaíba). Ele responde a processo administrativo disciplinar por ter encaminhado correspondência eletrônica ao deputado Sargento Rodrigues.
Foram convocados para a audiência o cabo Robert Martins de Barros e o sargento Vanderlei Geraldo de Melo, autores das denúncias; o subcomandante do 11º Batalhão da PM, major Sérvio Túlio Mariano Salazar; o comandante da 10ª Região da PM (RPM), coronel Marco Aurélio do Valle; e o major Angelo Raffaelle Russo. No caso da convocação, há obrigatoriedade de comparecimento
Foram convidados: o comandante-geral da PM, coronel Renato Vieira de Souza; o procurador-geral de Justiça de Minas, Alceu José Torres Marques; o procurador-geral da ALMG, Luís Antônio Prazeres Lopes; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Apoio Comunitário, Rodrigo Filgueira de Oliveira; o corregedor da PM, coronel Hebert Fernades Souto Silva; o Presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas, subtenente Raimundo Nonato Menezes Araújo; o presidente da Associação dos Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, sargento Alexandre Rodrigues; o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da PM e dos Bombeiros Militares, cabo Álvaro Rodrigues Coelho.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário