segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Deputados e autoridades pedem ações para segurança no Vale do Aço

Ações como a criação de um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA), a construção de uma cadeia feminina e a implantação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) são apontadas como fundamentais para a prevenção e o combate à criminalidade na região do Vale do Aço. A defesa foi feita durante audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta segunda-feira (8/8/11), na Câmara Municipal de Ipatinga, a requerimento da deputada Rosângela Reis (PV).
O comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Geraldo Henrique Guimarães, afirmou que, nos últimos anos, a PM quadruplicou o número de operações de combate à criminalidade, passando de dez mil para 40 mil operações/ano. Ele divulgou também os números de homicídios na região do Vale do Aço: em 2001, foram 29; em 2005, 44; em 2007, 46; e em 2010, 48.
Apesar do aumento nos índices, o comandante ponderou que, desde o ano passado, houve uma queda nos casos de homicídios, já que, neste ano, no primeiro semestre, foram registrados 20 casos. No mesmo período de 2010, foram 27.
O defensor público de Ipatinga, Altair Pereira de Azevedo, disse que a região precisa ampliar o número de defensorias públicas, pois, em todo o Vale do Aço, somente Ipatinga e João Monlevade contam com unidades. Segundo Altair, Ipatinga ganhou em 2011 quatro novos defensores, número que deve ser dobrado a partir de setembro, com a chegada de quatro concursados.
Para Judiciário, centro para adolescentes e mais prisões devem ser construídos
O promotor de Justiça de Ipatinga, César Augusto dos Santos, destacou a importância da criação do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA) e da efetivação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na região. Ele defendeu também a construção de um presídio feminino, alegando que as unidades prisionais de Ipatinga não foram projetadas para atender às demandas de toda a região, mas apenas do próprio município, o que tem elevado consideravelmente a população carcerária.
Já a juíza Marli Maria Braga, também de Ipatinga, afirmou que cada cidade vizinha deve manter centros para infratores e defendeu que as internações sejam feitas na cidade de origem. Ela propôs, ainda, a criação de uma comissão para acompanhar os procedimentos necessários para a criação do CIA, para dar retorno à sociedade sobre os avanços obtidos nas gestões do governo do Estado.
Drogas -
O vereador de Ipatinga, José Geraldo Amigão, fez um relato emocionado sobre o avanço do consumo e tráfico de drogas no bairro Canaã, onde mora, e apelou para que as autoridades tomem providências urgentes. Recentemente, no bairro, foi registrado um crime que chocou a população local: a chacina de uma família inteira, incluindo um bebê de menos de um mês, motivado, segundo se apurou até agora, por motivos passionais.
O prefeito do município de Mesquita e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço, José Euler, pediu mais vigilância policial nas rodovias e na estação rodoviária. Segundo ele, esses seriam focos de entrada e saída das drogas.
Deputados reforçam necessidade de ações integradas
O deputado Sargento Rodrigues (PDT), que presidiu a audiência, destacou a importância de uma ação integrada dos poderes públicos e da sociedade no combate à criminalidade. Ele frisou que, atualmente, não se justifica delegar a questão apenas ao âmbito policial, pois o tema deve ser analisado em seus múltiplos aspectos, envolvendo os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e a sociedade em geral. O deputado lamentou a ausência do prefeito de Ipatinga, Robson Gomes, e de outras autoridades.
Para a deputada Rosângela Reis, "o avanço da criminalidade está muito ligado ao tráfico de drogas e atinge principalmente jovens, adolescentes e crianças". Segundo ela, há evidências cada vez maiores de que o tráfico de drogas, hoje, não se restringe mais aos grandes centros, mas tem migrado para as cidades menores e até para as regiões rurais. "Ipatinga é uma região estratégica, uma cidade-pólo, cortada pela BR-381, o que aumenta a incidência de casos de prostituição de menores e tráfico de drogas", afirmou Rosângela.
Segundo a parlamentar, a principal ação que vai contribuir com a redução dos índices de criminalidade é a construção de um CIA no município de Santana do Paraíso. O anúncio foi feito recentemente pelo governo do Estado e os envolvidos na formalização são a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a prefeitura local e a empresa que cedeu o terreno para a construção do prédio onde funcionará o centro.
Providências -
A comissão apresentou dois requerimentos, que ainda serão votados. Um solicita o reforço do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, e do Fica Vivo, da Secretaria de Estado de Defesa Social, na região. O outro requerimento pede para que o governo do Estado acelere a construção do Cia.
Presenças -
Deputados Sargento Rodrigues (PDT), que presidiu a reunião, e Luiz Carlos Miranda (PDT); e a deputada Rosângela Reis (PV). Também participou o delegado-geral e chefe do Departamento de Polícia de Ipatinga, Walter do Rosário Souza Felisberto.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário