segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Teófilo Otoni sedia último encontro do Fórum Segurança nas Escolas

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
Teófilo Otoni sedia último encontro do Fórum Segurança nas Escolas
A cidade de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) sedia na próxima quinta-feira (1º/9/11) o último encontro regional do Fórum Técnico Segurança nas Escolas, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento, que aborda o tema "Segurança nas Escolas: por uma cultura de paz", será realizado no 19o Batalhão de Polícia Militar (Rua Helmufh Newmann, 100, bairro São Jacinto), das 8 às 18 horas. As inscrições podem ser feitas no site www.almg.gov.br , até as 18 horas do dia 30 de setembro, ou pessoalmente, no dia do encontro, caso existam vagas disponíveis.
Duas palestras, uma sobre segurança nas escolas e outra sobre experiências na prevenção e no combate à violência escolar, abrem a programação. A primeira será proferida pelo mestre em Sociologia e professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Rodrigo Ednilson de Jesus, e a segunda, pelo professor de Direito e delegado Regional de Polícia Civil em Governador Valadares, Jéferson Botelho Pereira.
Na sequência, três grupos de trabalho debatem os temas "A violência no ambiente escolar", "Integração de ações e programas" e "Prevenção e combate à violência escolar". A discussão continua no período da tarde e se encerra com a apresentação de propostas que vão se somar às das demais regiões do Estado para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte, programada para os dias 4, 5 e 6 de outubro. Na oportunidade, todas as sugestões serão consolidadas em um único documento.
Foram realizados, até agora, quatro encontros regionais do Fórum Técnico Segurança nas Escolas, nas cidades de Juiz de Fora (Zona da Mata), Janaúba (Norte de Minas), Varginha (Sul de Minas) e Contagem (Região Metropolitana). O próximo acontece em Araxá, nesta quinta-feira (25).
Objetivos -

Confira a programação em Teófilo Otoni:
* 8 horas - Abertura oficialDeputado Dinis Pinheiro - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Maria José Haueisen Freire - Prefeita Municipal de Teófilo Otôni
Northon Neiva Diamantino - Presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otôni
Deputado Lafayette Andrada - Secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais
Ana Lúcia de Almeida Gazzola - Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais
Representante dos professores
Representante dos pais
Representante dos alunos
* 8h30 - ExposiçõesSEGURANÇA NAS ESCOLAS: POR UMA CULTURA DE PAZ
Rodrigo Ednilson de Jesus - Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais; Professor do Departamento Interdisciplinar de Ciências Básicas da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
EXPERIÊNCIAS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR
Projeto Capacitar - Enfrentamento da Violência no Ambiente Escolar
Jéferson Botelho Pereira - Doutorando em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino; professor de Ensino Superior e Palestrante na área de Direito; delegado Regional de Polícia Civil em Governador Valadares - MG; representante da área de educação.
* 10 horas- Grupos de TrabalhoGrupo 1 - Violência no ambiente escolarSegregação, discriminação e falta de convívio na diversidade; transtornos comportamentais; inversões de valores; bullying; profissionais da educação e a violência; drogas (consumo e tráfico) lícitas e ilícitas no ambiente escolar; influência do ambiente social na comunidade escolar.
Grupo 2 - Integração de ações e programasInterface da educação com a assistência social, a cultura, a saúde, a defesa social, o esporte, os conselhos tutelares e os conselhos municipais de educação; o Estatuto da Criança e do Adolescente (medidas de proteção e medidas socioeducativas), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o processo educacional.
Grupo 3 - Prevenção e combate à violência escolarPolíticas e programas de segurança pública para a escola; educação inclusiva; protagonismo infanto-juvenil; educação integral (inclusão de valores humanos no processo educacional); escola em tempo integral; transformação dos espaços físicos da escola; integração da escola com a comunidade (associações, sindicatos, igrejas, movimentos sociais, escotismo, ONG's, etc); o papel da mídia (imprensa escrita, rádio, TV e internet) na difusão da cultura da paz; o papel da família; valorização dos profissionais da educação e formação específica e continuada para lidar com problemas de violência na escola.
* 12 horas - Intervalo
Apresentação do relatório dos grupos de trabalho; eleição dos representantes da região para a etapa final do fórum técnico em Belo Horizonte
* 14 horas - Reinício dos Grupos de Trabalho
* 15h30 - Plenária Final
* 18 horas - Encerramento
* 7h30 - Credenciamento
O fórum técnico tem como objetivos conhecer os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, além de discutir propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência nesse ambiente. O evento também pretende buscar, nas entidades representativas da sociedade civil e nos setores público e privado, subsídios para a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário