sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Falta de água no Jequitinhonha motiva visita de comissão

 A escassez de água para consumo humano em áreas rurais do Jequitinhonha/Mucuri é o motivo da visita que a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais fará ao secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto. Em maio passado, a comissão constatou a situação precária vivida por comunidades rurais dos municípios de Araçuaí, Francisco Badaró e Virgem da Lapa, onde não há abastecimento regular. O relatório da viagem será, agora, entregue ao secretário. A visita será nesta segunda-feira (29/8/11), às 11 horas, no 14º andar do Edifício Gerais, na Cidade Administrativa.
O presidente da comissão e autor do requerimento para a visita, deputado André Quintão (PT), também pretende cobrar da Sedru a execução da Ação 1143 - atendimento a pequenas comunidades - do programa Vida no Vale/Copanor, cujos recursos já estão aprovados na Lei 19.417, de 2011. Trata-se de uma emenda popular ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), destinando recursos ao abastecimento de água em comunidades com até 200 habitantes. "Essa foi uma das propostas mais apoiadas na audiência de revisão do PPAG em Itaobim, no ano passado", aponta o parlamentar.
Atualmente, a Copanor, subsidiária da Copasa criada para abastecer as regiões Norte e Nordeste de Minas, está atendendo apenas comunidades com mais de 200 habitantes. Na visita, André Quintão pretende cobrar também a revisão desse critério, para que as comunidades com população inferior tenham acesso ao abastecimento regular. "A própria ação que incluímos no PPAG derruba esse critério", aponta. Para o parlamentar, a interlocução com a Sedru, secretaria designada pelo governador Antônio Anastasia para cuidar do assunto, é um passo concreto para a solução do problema.
"Nossa ação gerou um movimento da opinião pública, chamou a atenção da sociedade, e o governo vai começar a se mobilizar para alterar a situação. O abastecimento é um dos pontos do combate à pobreza extrema, que está gerando todo um esforço nacional", analisa o deputado.

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário