terça-feira, 29 de novembro de 2011

Facebook faz acordo em caso de privacidade nos Estados Unidos

29/11/2011 16h16- Atualizado em 29/11/2011 19h08

Rede social é acusada de não manter promessa feita aos usuários.
Após acordo, Facebook terá que se adaptar.

 
Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na sede da rede social em Palo Alto, na Califórnia (Foto: Paul Sakuma, File/AP)Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na sede
da rede social em Palo Alto, na Califórnia
(Foto: Paul Sakuma, File/AP)
A rede social Facebook resolveu fazer um acordo e mudar algumas de suas práticas de privacidade diante das acusações da Federal Trade Commission (FTC) nos Estados Unidos, segundo informações da própria entidade. Um processo na FTC acusava o Facebook de ter enganado os consumidores quanto à privacidade de seus dados.
De acordo com as acusações, o Facebook disse aos seus usuários que poderia manter suas informações privadas, mas repetidamente permitiu que elas fossem compartilhadas e tornadas públicas. Reclamações sobre as práticas de privacidade do Facebook foram feitas para a FTC pelo Centro de Privacidade da Privacidade Eletrônica dos Estados Unidos e por grupos de consumidores, afirma a organização.
Com o acordo, o Facebook passa a ter que tomar novas medidas para manter a promessa de que pode manter os dados privados.
Agora, a rede social terá, por exemplo, que obter a autorização do usuário para quando sua informação for compartilhada além do que ele havia estabelecido. Além disso, será preciso que uma empresa independente faça avaliações independentes e periódicas das práticas da privacidade da companhia.
“O Facebook é obrigado a manter as promessas que faz sobre privacidade”, disse Jon Leibowitz, presidente da FTC. “A inovação do Facebook não tem que vir às custas da privacidade do usuário.” A acusação do FTC traz uma lista de exemplos em que o Facebook não teria cumprido sua promessa de privacidade aos usuários.
Zuckerberg
No blog oficial do Facebook, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, diz ser o "primeiro a admitir" que a companhia cometeu erros ao lidar com a privacidade dos usuários. Acho que até cometemos um pequeno número de grandes erros, como quando fizemos a transição do modelo de privacidade há dois anos. Isso colocou na sombra muitas das coisas boas que temos feito”, afirmou o executivo-chefe da rede social.
Além das medidas impostas pela comissão, Zuckerberg anunciou a criação de dois outros cargos executivos para lidar com o assunto.
G1

Um comentário:

  1. ASSUMIR QUE ERROU É LOUVÁVEL, CONTUDO REPARÁ-LO É PRIMORDIAL, POIS, A PRIVACIDADE DAS PESSOAS É UM BEM INDIVISÍVEL, INTRANSFERÍVEL, INQUESTIONÁVEL, ETC. ETC. E TAL

    ResponderExcluir