terça-feira, 24 de maio de 2011

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA ACOMPANHANDO DE PERTO O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL "VALE DO AÇO"

Audiência debate estudo sobre desenvolvimento do Vale do Aço
Para conhecer o conteúdo do estudo técnico Programa de Desenvolvimento Regional "Vale do Aço: uma agenda de desenvolvimento regional", a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública nesta quinta-feira (26/5/11). A reunião, solicitada pela deputada Rosângela Reis (PV), será realizada às 10 horas, no Auditório.
O estudo já havia sido apresentado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), em 2007, encomendado à Fundação João Pinheiro. Com as mudanças na estrutura de governo, após a criação da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos, foi pedido outro estudo, desta vez ao Centro Universitário Leste de Minas Gerais (Unileste), de Ipatinga, segundo informações do gabinete de Rosângela Reis.
O objetivo da audiência, ainda segundo a assessoria da deputada, é consolidar a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) e criar a Agência Metropolitana de Desenvolvimento do Vale do Aço, nos moldes da agência criada para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O núcleo metropolitano da RMVA é composto pelos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, além dos 22 municípios do colar metropolitano. A RMVA tem mais de 440 mil habitantes, que ocupam uma área de 807,2 mil quilômetros quadrados. O colar metropolitano tem área de 5.982,27 quilômetros quadrados, população de 170 mil habitantes e é responsável por 5% do Produto Interno Bruto de Minas Gerais (PIB). Na RMVA estão sediadas importantes empresas, como a Usiminas, Cenibra e ArceloMittal Inox Brasil (antiga Acesita), entre outras.
Convidados -
Foram convidados para a audiência o reitor da Unileste, Genésio Severino da Silva Filho; a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires; o secretário extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Olavo Bilac Pinto; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck; e a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves.


Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário