quarta-feira, 18 de maio de 2011

Amazônia Berço de todas as riquezas do mundo, AGONIZA.

Desmatamento da Amazônia Legal cresce 80% em Mato Grosso

Redação SRZD | Nacional | 18/05/2011 21h10


O desmatamento na Amazônia chegou a níveis preocupantes, de acordo com um relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado nesta quarta-feira. Mato Grosso foi o estado da Amazônia Legal onde ocorreu o maior desmatamento entre março e abril deste ano, com 480,3 km² dos 583,0 km² devastados.

As áreas desmatadas são detectadas por satélites e dados do sistema Deter. Além do crescimento no desmatamento no último bimestre, houve um aumento também entre agosto de 2010 a abril de 2011, de 27% na comparação com o mesmo período de 2009 e 2010.

Cerca de 67 km² de árvores da Amazônia foram derrubados no estado do Pará. No terceiro lugar da lista, aparece Rondônia com 41,3km²; Acre, 2,3 km²; Roraima, 1,1 km²; e Maranhão, com 0,9 km².

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que o desmatamento detectado em Mato Grosso foi atípico. Segundo ela, providências estão sendo tomadas para saber o motivo do crescimento da área derrubada.

"Ainda não podemos citar quais as razões para esse pico de desmatamento", disse Izabella. De acordo com a ministra, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso informou que as fazendas (onde houve o desmatamento) estão licenciadas e apresentam um perfil de desmatamento de áreas com mais de mil quilômetros quadrados, o que não acontece mais na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário