domingo, 5 de janeiro de 2014

Governo federal oferece auxílio para conter violência no Maranhão

05/01/2014 17h55 - Atualizado em 05/01/2014 18h25

Presos podem ser transferidos para outros locais, diz Ministério da Justiça.

Governo do Maranhão ainda responderá à oferta feita pelo Executivo.

Do G1, em Brasília
183 comentários
O Ministério da Justiça informou neste domingo (5) que ofereceu ajuda ao governo do Maranhão para tentar conter a onda de violência no estado. Segundo o governo federal, foram oferecidas vagas em presídios federais para os líderes das facções criminosas que estão no complexo penitenciário de Pedrinhas. Ônibus foram incendiados e ataques a delegacias registrados nos últimos dias no estado.
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ainda não respondeu à oferta do Executivo, o que deverá acontecer nos próximos dias. Se aceitar o auxílio do governo federal, ela será responsável por apontar quais os presos que serão transferidos para outros locais.
Segundo o Ministério da Justiça, a estratégia que pode ser adotada no Maranhão já foi utilizada de forma eficaz anteriormente em Santa Catarina, quando foram transferidos vários presos, no início de 2012, justamente para tentar frear uma onda de violência que tomava conta do estado.
Ônibus queimados e delegacias alvejadas
A onda de ataques teve início após uma operação da Tropa de Choque no Complexo Penitenciário de Pedrinhas na sexta-feira (3), que buscou diminuir as mortes nas unidades prisionais do Maranhão. Até agora, quatro ônibus foram incendiados e duas delegacias foram alvo de tiros em São Luís.
Delegacia da Liberdade, alvejada por bandidos (Foto: Flora Dolores/O Estado)Delegacia da Liberdade, alvejada por criminosos
(Foto: Flora Dolores/O Estado)
"O Serviço de Inteligência confirmou que esses ataques foram ordenados de dentro dos presídios, inclusive sabemos quem mandou e quem recebeu as ordens. Essa é, na verdade, uma resposta à moralização que estamos fazendo na segurança do Sistema Penitenciário", afirmou o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes.
Dos quatro ônibus alvos da ação dos criminosos, dois foram totalmente destruídos pelo fogo (João Paulo e Ferreira Gullar). Um foi parcialmente incendiado, na Vila Sarney Filho. No Jardim América, houve princípio de incêndio, mas o fogo foi contido. Cinco pessoas sofreram queimaduras e permanecem internadas.
Em entrevista coletiva realizada na manhã deste domingo (5), a cúpula da Segurança do Maranhão apresentou dez suspeitos de participarem dos ataques a quatro ônibus e à 9ª Delegacia de Polícia ocorridos na última sexta-feira (3). Neste sábado (4), uma delegacia no bairro da Liberdade também foi atacada. No total, 11 pessoas foram detidas. O secretário Aluísio Mendes disse que o objetivo dos criminosos era queimar pelo menos 20 ônibus na região metropolitana de São Luís.
Sistema prisonal do Maranhão
Um relatório de inspeção sobre estabelecimentos prisionais do Maranhão, assinado pelo juiz Douglas de Melo Martins e enviado no fim do ano passado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), confirma a "precariedade do sistema prisional maranhense". O governo do Maranhão, segundo o juiz, já recebeu várias indicações da necessidade de estruturar o sistema. O governo do Maranhão contestou parte do relatório.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário