quinta-feira, 28 de julho de 2011

29º FESTIVALE - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha - Vale Vida Verde Versos e Viola

Na Cidade de Jequitinhonha está acontecendo o maior Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha com diversificadas atrações, todos os dias o dia todo: Shows - Debates - Cursos e Oficinas - Festival de Música - Noite Literária - Feira de Artesanato - Grupos de Cultura Popular - Mostra de Teatro - Mostra de Fotografia e Vídeo.
Os visitante e participantes ficaram maravilhados com a cultura do Vale do Jequitinhonha, sua história, sua arte, seu artesanato, a receptividade do povo jequitinhonhense e a beleza  inigulável da cidade que é foi construída a dois séculos com seus belos casarões tombados pelo patrimônio.
As atrações estão seguindo o seguinte cronograma: Dia 24 - Credenciamento - Secretaria Festivale - Mostra teatral "Agrutevajo" - O Mundo Mágico do Riso, Cia só Riso - Mosta de Cultura Popular " Dona Elza Có e Boi de Janeiro" - Abertura Oficial - Coral Água Branca (Itinga-MG) - Paulinho Pedra Azul. Dia 25 Credenciamento - Palestra "Jequitinhonha; História e Memória de um Povo" - Abertura das Oficinas - Palestra e Lançamento do Jornal Gerais - Shows - Coral Nós de Minas - Carlos Farias. Dia 26 Feira de Artesanato "Dona Isabel Mendes" Abertura - Mostra Teatral "Agruteveje" "Retratos" Cia Murion (Padre Paraíso-MG) - Shows Coral Araras Grandes (Araçuaí-MG) Moacir Mendes. A premiada Artesã Dona Isabel Mendes recebe homenagem da Fecaje dando nome à Feira de Artesanato do 29º Festivale (2011). Reconhecida em todo mundo pelo seu talento em fazer bonecas em cerâmica com traços perfeitos, Dona Isabel tem levado o nome do Vale do Jequitinhonha  a todos os cantos do mundo. Várias são as homenagens e os prêmios recebidos. Com 86 anos de idade Dona Isabel "bonequeira" como é conhecida, vem conquistando a todos com simpatia, talento e simplicidade. Dia 27 Feira de Artesanato - Noite Literária "Wellington Miranda" - Coral Ouro de Minas - Lima Junior. A noite literária presta homenagem ao ilustre filho de Jequitinhonha, o Poeta Wellington Miranda, que cedo iniciou contato com a poesia aos nove anos de idade escree os seus primeiros versos. No Vale esteve sempre a frente de questões culturais. Ator, diretor, escreveu e dirigiu peças teatrais, publicou sua obra em vários livros como o emblemático "O Cotidiano de Moscas" (1996. Foi premiado em edições do Festival de Poesia do Festivale; Bocaiuva (2º lugar); Minas Novas (1º lugar) e Jequitinhonha (3º lugar). Dia 28 várias oficinas - Mostra Cultura Popular "Dona Elza Có e Boi de Janeiro" em diversos locais da cidade - Festival de Música "Eustáquio Sena" e Tadeu Franco na Praça de Eventos - O Festival de Música do Festivale recebe o nome do cantor, compositor e produtor musical jequitinhonhense Eustáquio Sena, um dos artistas mais importantes no cenário musical da região. Eustáquio Sena se destacou junto aos grandes artistas nacionais de sua época. Trabalhou na Rede Globo onde assinou a direção musical de várias novelas onde tambem pode interpretar algumas trilhas. Produziu nomes da MPB como alceu Valença, Egberto Gismonti, Djavan, etc.





O Festivale está bombando, saiam de casa e venham participar conosco dessa maravilha que é a cultura de um povo mostrda de maneira simples, mas, riquissima em sua arte.
Essa é uma pequena demonstração do que o povo do Vale do Jequitinhonha tem a oferecer.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário