segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MEIO AMBIENTE - PIRACEMA NÃO RESPEITAR É CRIME E DÁ PENA. PERÍODO DE 1º DE NOVEMBRO À 28 DE FEVEREIRO

   A partir do mês de novembro começa a Piracema, movimento dos peixes em cardumes rio acima para se acasalarem e reproduzirem. A palavra Piracema é de origem indígena: Pira=peixe e cema=subida. Os índios, com sua sabedoria primitiv, já observavam este fenômeno.
Os peixes de Piracema, conhecidos tambem como migradores, necessitam fazer um esforço físico intenso subindo o rio, para estarem em condições de reproduzir. Com a chegada das chuvas, eles sabem que é hora de ir para os locais de desova. Alguns chegam a nadar centenas de quilômetros en poucos dias.
As lagoas marginais, são "berçários" dos peixes e desempenham um papel muito importante. Adultos entram para desovar, ovos e larvas que descem à deriva tambem se depositam ali, encontrando abrigo seguro. Os peixes juvenis que se encontravam  aprisionados desde o ano anterior se vêem livres para povoar o rio.

Daí a importância de preservar estes ambientes

Fique atento pescador

Para portar o equipamento de pesca e o pescado é importante manter sua licença atualizada. Procure se informar sobre as normas durante o período de defeso. Consultando as portarias estaduais da Piracema no site www.ief.mg.gov.br 

Os equipamentos permitidos durante o período de Defeso são: linha de mão com anzol, vara/caniço simples, equipados ou não com carretilhas, molinetes ou outras máquinasde pesca, com iscas naturais ou artificiais.

O Institudo de Preservação das espécieis é grande e, já cansados da jornada, os adultos se tornam presas fácil de predadores. Muitos pescadores se aproveitam desta fragilidade para pesca-loscom grande facilidade. Agindo desta forma, contrivuem para a redução drástica dos recursos pesqueiros.

MESMO ANTES DA PIRACEMA MUITAS FÊMEAS QUE SOBEM O RIO JÁ ESTÃO.  OVADAS. VAI DA CONSCIENCIA DE CADA PESCADOR, SOLTÁ-LAS OU NÃO, COMO TAMBEM PRATICAR A PESCA DE FORMA RESPONSÁVEL.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário