terça-feira, 9 de julho de 2013

Em 2 dias, ação do Bope em Santa Cruz, Rio, tem 2 mortos e 3 presos


Criminosos atearam fogo em pneus para impedir entrada da polícia.
Mais de cinco mil alunos ficaram sem aula; nove escolas estão fechadas.

Do G1 Rio

Criminosos fazem barricada na entrada da Favela do Rola, em Santa Cruz (Foto: Mariucha Machado/G1)Criminosos fazem barricada, ateando fogo em pneus, na entrada da Favela do Rola, em Santa Cruz (Foto: Mariucha Machado/G1)
A operação do Bope na Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, contabilizava, até as 14h desta terça-feira (9), dois homens mortos em confronto com a polícia e três presos. A ação começou nesta segunda-feira (8). Os policiais apreenderam um fuzil, uma pistola, uma granada, 6.919 cápsulas de cocaína, 236 papelotes de maconha e 14 tabletes de maconha. Um carro foi recuperado. O balanço foi divulgado pela Polícia Militar.
Na segunda-feira (8), um PM do Batalhão de Choque foi ferido.
Mais de 5 mil alunos da rede municipal ficaram sem aula na manhã desta terça por causa do tiroteio entre PMs do Bope e criminosos. Segundo informações da Secretaria municipal de Educação (SME), nove unidades escolares na região de Santa Cruz estão sem funcionar e quatro seguem com baixa frequência. Ao todo, 5.431 alunos foram afetados.
A Secretaria informou ainda que o conteúdo perdido será reposto. Já a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) informou que as escolas estaduais da região estão funcionando normalmente.
De acordo com a Polícia Militar, um homem, apontado pela polícia como traficante, foi ferido no tiroteio entre criminosos e policiais do Bope. Com ele foi encontrado um fuzil. O nome do ferido não foi divulgado pela polícia.
A estação do BRT Cesarão I está fechada desde segunda-feira, quando foi depredada por vândalos durante um protesto pela operação ocorrida na Favela do Rola. De acordo com a Rio Ônibus, responsável pela administração do local, a interdição deve durar cerca de uma semana. A opção para os passageiros é utilizar as estações Curral Falso e Cesarão II.

Barricada e clima de tensão
Para impedir o acesso da polícia à favela, criminosos fizeram barricada, ateando fogo em pneus. Os policiais conseguiram desobstruir as barreiras e entraram na comunidade. Após a entrada do Bope, caminhões de serviços essenciais, como luz e coleta de lixo, também entraram. Além do Bope, participam da ação o Comando de Operações Especiais, o Batalhão de Choque e o Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Moradores da comunidade reclamam dos constantes tiroteios. A dona de casa Rosemary da Conceição teme pela morte de inocentes na operação. "Eles [a polícia] não podem matar gente inocente que mora aqui dentro. Os helicópteros atiraram em cima. A gente mora aqui por necessidade", desabafa Rosemary.
Outro morador, que pediu para não ser identificado, diz que fica em pânico com os constantes tiroteios. "O barulho deixa a gente apavorado dentro de casa. Eu moro há 40 anos aqui e nunca tinha passado por isso", diz o homem.
O trânsito na Avenida Antares chegou a ser bloqueado por agentes da CET-Rio, que orientam o trânsito no local. A via foi liberada após a policia ter desobstruído a via.
1º dia de operação
Na tarde de segunda-feira (8) as estações do BRT Cesarão I, Cesarão II, Cesarão III, Vila Paciência, Três Pontes, Cesarinho, 31 de Outubro e Santa Eugênia ficaram fechadas. As estações do eixo Santa Cruz - Alvorada funcionaram normalmente. Após o fechamento, as estações foram reabertas por volta das 19h30.

No primeiro dia, a PM informou que o homem morto no confronto chegou a ser encaminhado para o Hospital Estadual Pedro II, em Santa Cruz. Outro homem, identificado pela polícia como Marcelo Luiz dos Santos Gomes, 18 anos, foi preso. Com ele foram apreendidos 103 papelotes de maconha, 542 tubos de cocaína, 32 papelotes de cocaína e uma pistola calibre 40.
A ocorrência foi encaminhada para a 36ª DP (Santa Cruz).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário