quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cúpula da Segurança Pública de MG debate violência em Valadares

 Lideranças participaram de uma reunião nesta quarta (17) em Valadares.

Encontro teve como objetivo discutir causas da violência na cidade.

Diego SouzaDo G1 Vales de Minas Gerais
Comente agora
A reunião acontece na sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Governador Valadares. (Foto: Diego Souza/G1)Reunião aconteceu na sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), em Governador Valadares. (Foto: Diego Souza/G1)
Preocupados com os índices de crimes violentos em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, principalmente os homicídios, representantes da Segurança Pública de Minas Gerais se reuniram durante todo o dia na sede da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).
Lideranças policiais, representantes da Justiça, Ministério Público e Poder Executivo da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) discutiram sobre a onda de homicídios que acontece na cidade. Até a tarde desta quarta-feira (17), 63 homicídios haviam sido registrados na cidade.
O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, diz que Valadares é uma cidade que possui um histórico de altos índices de homicídios.
"Historicamente Valadares está entre as cidades que sempre teve um número muito preocupante de homicídio. Há uns seis anos a cidade chegou a ter 196 homicídios no ano, mas nos últimos anos teve uma queda. Devemos avançar reduzindo os números não só nos homicídios, mas nos roubos que é outra criminalidade perigosa ”, diz o secretário.
Para o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant´Ana, a perspectiva é reduzir o número de homicídios para menos de 100 assassinatos por ano. "O nosso melhor resultado dos últimos anos foi de 105 homicídios em 2008. É um desafio fazer com que o número de crimes deste tipo não ultrapasse dois dígitos e para isso é preciso que haja muito empenho por parte da polícia com a prevenção. Não é fácil, mas vamos trabalhar para que esses números sejam cada vez menores”, afirma o coronel.
O Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado Jeferson Botelho acredita que o foco maior dos homicídios registrados em Valadares é o tráfico de drogas. “O grande desafio da sociedade brasileira é estancar a hemorragia do crime organizado que é o traficante. É buscar as grandes quadrilhas através de operações. Temos uma polícia eficiente, mas buscamos a excelência nessa eficiência. Segurança pública é direito fundamental e deve ser prestada com eficiência”.
Comandante geral da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Sant´Ana; secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz e superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado Jeferson Botelho. (Foto: Diego Souza/G1)Coronel Márcio Martins Sant´Ana; secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz e o delegado Jeferson Botelho. (Foto: Diego Souza/G1)
Investimentos
Durante a reunião, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, afirmou que investimentos na área de segurança serão feitos ainda este ano. “Vamos aumentar mais 308 vagas na Penitenciaria Francisco Floriano de Paula. Vai acontecer a reforma da delegacia regional, reposição de efetivos, entrega de 54 viaturas para a Polícia Militar”.
O Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegado Jeferson Botelho, também anunciou investimentos para a Polícia Civil. “Na próxima vamos mandar um novo rabecão para atender a demanda. Também temos vários outros anúncios, como a gestão de frota com várias viaturas que virão para região, funcionários no campo da gestão pública e na medicina do trabalho também virão. O Posto de Pericia Integrada (PPI) será dotado de grandes avanços, aparelhos balísticos virão para Governador Valadares para atender as demandas e sobretudo buscar o equilíbrio nos números em tráfico de drogas,  homicídio e roubo ”, garante.
Governador Valadares é a 8ª região do interior a receber, em 2013, a Cúpula da Segurança Pública que, até o final do ano, visitará todas as 15 Risp fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para o comandante da 8ª Região da Polícia Militar coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes, a discussão foi proveitosa.
“A partir do momento em que temos mais condições logísticas de trabalho, nós aumentamos a capacidade de prevenção e melhoramos a qualidade de prestação do nosso serviço”.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário