terça-feira, 29 de maio de 2012

Policiais Militares da Rota são presos suspeitos de execução em São Paulo

29/05/2012 13h05- Atualizado em 29/05/2012 13h39

Delegado-geral diz ao G1 que testemunha protegida relatou execução.
Um dos seis mortos teria sido levado para parque, torturado e morto.

Kleber TomazDo G1 SP

Policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) foram presos nesta terça-feira (29) após uma testemunha relatar indícios de execução na ação que terminou com seis mortos na Zona Leste de São Paulono dia anterior, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública no estado de SP (SSP) confirmou a prisão dos PMs, mas até às 13h25 não sabia informar quantos foram detidos.
Os seis suspeitos de pertencerem a uma facção criminosa que atua a partir dos presídios paulistas morreram após uma troca de tiros com equipe da Rota no estacionamento de um bar na Penha, Zona Leste de São Paulo, na noite desta segunda-feira (28).
Segundo Lima, uma testemunha, agora protegida pela polícia, contou na segunda-feira (28) ter visto policiais da Rota pegarem um dos suspeitos e o levarem para a região de um parque na Zona Leste, onde o teriam torturado e matado a tiros. Depois, segundo a testemunha, levaram o corpo de volta para o local onde teria ocorrido a troca de tiros. A testemunha que relatou a execução teria ligado antes para o telefone 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).
A SSP) convocou uma entrevista coletiva com a imprensa na tarde desta terça no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) para esclarecer o caso. Além do diretor do departamento, Jorge Carlos Carrasco, também estará presente o corregedor da Polícia Militar, coronel Rui Conegundes de Souza.
“Já está determinado. Houve essa falha de conduta no meio da ocorrência. O próprio DHPP vai fazer a prisão flagrante de quem for considerado suspeito desse crime", disse o delegado Marcos Lima ao G1. "Ainda não sei ao certo quantos policiais militares participaram da ação e quantos serão presos".
Segundo o delegado-geral, todos os policiais que participaram da ação foram detidos e estão no DHPP, onde prestam depoimento. Desde o ano passado, após uma outra testemunha ter ligado para o Copom para falar sobre policiais militares que executavam um suspeito dentro de um cemitério na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) determinou que ações policiais que resultassem em resistência à prisão seguidas de morte fossem investigadas pelo DHPP e não somente pela Corregedoria da PM.

Procurada nesta tarde, a PM ainda não se pronunciou sobre o caso e o fará na entrevista coletiva de mais tarde.
Pela manhã, a corporação havia informado que o caso envolvendo os policiais da Rota na morte dos seis suspeitos teve início na noite de segunda. Segundo a asssessoria da PM, 14 pessoas supostamente ligadas à quadrilha estavam reunidas no bar para combinar a libertação de um preso. Os suspeitos estavam na parte de trás do bar, onde fica o estacionamento. Eles não desconfiaram, entretanto, que policiais da Rota sabiam dos planos – eles foram avisados por uma denúncia anônima.
O preso que seria alvo do plano de resgate está no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Belém, a 6 quilômetros de distância do bar. Os policiais foram avisados e cercaram a área - eles disseram que foram recebidos a tiros e revidaram. Cinco homens conseguiram fugir, um homem e duas mulheres foram presos e seis foram baleados. Os feridos morreram durante atendimento médico em um hospital da região.
Com o grupo, a PM apreendeu três carros, quatro coletes a prova de balas, sete tijolos de maconha e outros seis tijolos de cocaína, R$ 3 mil em dinheiro e oito armas - das quais quatro de uso restrito.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário