sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UFVJM: REITOR ADIA DECISÃO SOBRE INSTALAÇÃO DE CAMPI PARA MARÇO. DATA PODERÁ PREJUDICAR A EXPANSÃO NO VALE

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Decisão sobre as cidades que serão incluídas no PDI (Plano de desenvolvimento Institucional) deverá acontecer dia 02/03/2012. 

 
Ficou para a primeira sexta-feira do mês de março (02/03/2012) a decisão sobre quais cidades do Baixo, Médio e Alto-Jequitinhonha, além de Nanuque, no Vale do Mucuri, que serão incluídas no PDI da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Com a reitoria lotada com a presença da comitiva de todas as cidades que pleiteiam a expansão da UFVJM (Minas Novas, Capelinha, Itamarandiba, Almenara, Itaobim, Araçuaí, Jequitinhonha e Nanuque), além da presença de dezenas de estudantes da cidade de Capelinha, o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, tão logo iniciou a reunião já informou aos presentes que a discussão sobre expansão universitária não estaria em pauta para discussão e informou que após a votação da pauta os professores poderiam discutir a questão levantada. Isso gerou revolta dos presentes, que se manifestaram contrariamente à decisão arbitrária.

Comitiva das cidades participantes - Foto: Cleuber Luiz - Aranãs FM
Mesmo com a negativa da votação sobre a ampliação, os presentes permaneceram por quase duas horas na reitoria, observando a discussão da pauta do CONSU. Como o item sobre a expansão seria o 7º a ser votado, o reitor, após saltar do item 6 para o 8º, foi interferido por conselheiro que era contrário à retirada da pauta a decisão sobre a expansão dos campi, gerando uma discussão entre os conselheiros e o reitor.

Este leu carta do “Movimento a UFVJM é Nossa”, onde foi reivindicada a imediata votação sobre a expansão, bem como, de forma objetiva, demonstrou as enormes desvantagens em se adiar novamente a decisão. A carta ainda citava o oportunismo de políticos, que se aproveitam do ano eleitoral para se promoverem frente ao movimento social que emergiu em todo Vale do Jequitinhonha, tendo a concordância até mesmo do reitor neste sentido.

Após, o reitor disse que a decisão sobre a expansão é técnica e não política, como vinha sendo colocada por alguns políticos, que pressionava junto à reitoria a expansão para o município de seu interesse.


Explicou ainda, que requereu que fosse retirado a decisão sobre a expansão da pauta tendo em vista que o relatório técnico elaborado pela comissão instituída pela UFVJM estava incompleto, ou seja, após árduo trabalho desta comissão, o reitor entendeu que o relatório não apontava qual cidade, em cada localização geográfica, deveria ser incluída no PDI, ou, caso não quisesse definir as cidades escolhidas, que este conselho deixasse bem claro que não iria emitir parecer sobre qual cidade fosse a mais capacitada para receber o campus.

Novamente a platéia e um membro do CONSU se manifestaram contra a decisão do reitor Pedro Ângelo, demonstrando insatisfação sobre um novo adiamento. Este conselheiro explanou que o relatório era bem claro e indicava pontos positivos e negativos de cada cidade e cabia o CONSU decidir qual cidade era a mais preparada para receber o campus.

Com nova manifestação popular, bem como a presença da imprensa que se encontrava no interior da reunião, o reitor se irritou e determinou a retirada dos presentes, suspendendo a reunião, o que gerou protesto de todos presentes, inclusive de certa parte dos conselheiros.

Todo o movimento popular virou de costas para o reitor e entoou o Hino Nacional Brasileiro, além de gritos como “o povo unido, jamais será vencido”. Depois de alguns minutos de protestos da população e com a chegada de seguranças da UFVJM, esta se retirou do plenário aos gritos de “Que país é este?”, de Renato Russo.

Em conversa com um professor e membro da equipe responsável pela elaboração do estudo técnico, este demonstrou insatisfação contra a decisão autoritária do reitor. O professor disse a dificuldade em se desenvolver um estudo técnico para avaliar todas as cidades que pleiteavam a expansão e que não iria realizar outro relatório indicando a cidade.

CONSU - Conselho Universitário - Foto: Cleuber Luiz - Aranãs FM

Informou ainda que a decisão sobre a expansão deverá acontecer mesmo no próximo encontro, dia 03/02/2012. Porém, como a comissão responsável terá que elaborar novo relatório e caso esta comissão se recuse em elaborar este relatório, o reitor teria que instituir outra comissão para elaborar tal documento, o que demandaria muito tempo, sendo praticamente impossível emitir parecer para a decisão no dia 03/02/2012.

O novo adiamento poderá atrapalhar o sonho da expansão em cidades do Vale do Jequitinhonha, pois o MEC deverá decidir sobre plano de extensão das universidades federais em março ou abril, o que tornaria inviável a expansão da UFVJM, haja vista que esta demora definir qual cidade está apta a receber extensão de campus.

Texto: Bernardo Vieira - Blog do Jequi
Fotos: Cleuber Luiz - Aranãs FM
Fonte: Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário