domingo, 17 de junho de 2012

GOVERNO QUER TROCAR DIVIDA DE 15 BILHÕES POR 560 MIL BOLSAS DE ESTUDO COM UNIVERSIDADES PRIVADAS.

Governo trocará dívidas por bolsas

O governo federal vai trocar R$ 15 bilhões em dívidas das universidades privadas por 560 mil bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). A proposta, contrabandeada ontem em uma medida provisória sobre a compra da empresa Celg Distribuição pela Eletrobras, foi aprovada em votação simbólica pelos deputados e deve passar pelo Senado na próxima semana.
A medida beneficia cerca de 500 instituições, pouco menos da metade delas universidades e faculdades comunitárias, especialmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – o que explica o empenho das bancadas parlamentares dos dois Estados e, especialmente, da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que é catarinense.
Veja Também:
Faculdade de Direito recomenda cotas na USP
Por 7 a 1, Supremo decide que ProUni é constitucional
As dívidas se concentram em Imposto de Renda, INSS e cota patronal. A negociação durou cerca de dois anos e foi fechada há dois meses, mas recebeu o aval da presidente Dilma Rousseff na semana passada. A ideia de incluir o projeto na MP 559 – que recebeu como adendo a votação do Regime de Contratação Diferenciada (RDC) para obras do PAC – foi da Casa Civil, para acelerar a tramitação, a próxima a ser votada pela Câmara.
As instituições poderão trocar 90% das suas dívidas por bolsas integrais de ensino. Os outros 10% terão de ser pagos à União. Todas as bolsas oferecidas serão integrais – hoje, o ProUni aceita um determinado número de bolsas parciais, de 50% da mensalidade – e serão abertas vagas em todos os cursos, conforme o número de vagas pagas oferecidas.
“O que o ProUni faz é trocar o que as instituições devem em impostos à União por bolsas. O que fizemos agora é colocar nesse mesmo critério as dívidas vencidas”, explica o deputado gaúcho Luiz Noé (PSB).
Toda a seleção será feita pelo sistema do ProUni, com os mesmos critérios de nota mínima a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o mesmo recorte de renda – até três salários mínimos de renda familiar.
As 560 mil vagas não serão oferecidas de uma vez, mas em 15 anos, com 1 de carência. Isso porque, em alguns casos, o valor da dívida é tão alto que a quantidade de bolsas inviabilizaria a operação da instituição.
Apesar de endividadas, a negociação com as instituições não foi fácil. O principal problema foi estender as bolsas a todos os cursos. Inicialmente, os reitores queriam apenas oferecer as vagas em cursos menos concorridos, como as licenciaturas.
O programa, batizado de Proies, trará outro benefício às universidades: permitirá que saiam do cadastro de inadimplentes do governo. Com isso, será possível resgatar os créditos a que têm direito com o Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Portal Aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário