sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Paes e Cabral iniciam detonação para construção de Túnel da Transolímpica

08/11/2013 09h37 - Atualizado em 08/11/2013 10h44

Obra ligará a Barra da Tijuca à Deodoro, na Zona Oeste.

Explosão marca contagem regressiva de mil dias para Olimpíadas 2016.

Renata SoaresDo G1 Rio
10 comentários
Cabral e Paes acionam botão para detonar rocha (Foto: Renata Soares / G1)Cabral e Paes acionam botão para detonar rocha (Foto: Renata Soares / G1)
O prefeito do Rio Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral acionaram na manhã desta sexta-feira (8) a primeira detonação de rochas para a perfuração do Túnel da Transolímpica, na Serra do Engenho Velho, na Zona Oeste. A detonação marca a contagem regressiva de mil dias para as Olimpíadas de 2016.
Com 23 quilômetros de extensão, o Transolímpica ligará a Barra da Tijuca, onde ficará o Parque Olímpico e a Vila dos Atletas, à Deodoro, local do Parque Radical do Rio. A Transolímpica será um corredor expresso no sistema BRT com 18 estações, dois terminais de passageiros, dois túneis, 31 pontes e viadutos, além de pistas para os carros ao custo de R$ 1,6 bilhão.
"A expectativa é muito grande. É uma data emblemática. Eu fico muito feliz com essas ações e programações que estão sendo feitas. Independente da distância, é um dos maiores legados  que os jogos olímpicos do Rio deixa para a cidade e até para o Comitê Olímpico Internacional. Você beneficia a cidade em poder estender seus limites", declarou Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Internacional.
Junto com os BRTs Transoeste, Transcarioca e Transbrasil, a Transolímpica contribuirá com o transporte de alta capacidade para 100 mil cariocas por dia. O túnel passará pelos bairros de Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos. Segundo a Secretaria municipal de Obras (SMO), a previsão para a conclusão das obras é dezembro de 2015.
Rocha é detonada para a perfuração do túnel da Transolímpica (Foto: Renata Soares / G1)Rocha é detonada para a perfuração do túnel da Transolímpica (Foto: Renata Soares / G1)Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário