domingo, 30 de junho de 2013

Família Obama visita local em que Mandela esteve preso por 18 anos


Visita é uma homenagem de Obama ao homem que inspirou seu ativismo.
Obama deve ainda fazer discurso na Universidade da Cidade do Cabo.

Da Associated Press
 
Em visita a África do Sul, o presidente dos Estados UnidosBarack Obama, e sua família, estão visitando neste domingo (30) a ilha Robben, onde o ex-presidente africano Nelson Mandela – ícone da luta contra o apartheid – esteve preso por 18 anos.
Obama se encontra com família de Mandela, mas não visita líder sul-africano no hospital (Foto: Reprodução GloboNews)Obama se encontra com família de Mandela, mas
não visita líder sul-africano no hospital
(Foto: Reprodução GloboNews)
A visita à ilha é uma homenagem do presidente norte-americano ao homem que inspirou seu ativismo político, e que está internado em estado crítico. Obama não foi visitar Mandela no hospital a pedido da família.
A agenda de Obama neste domingo começa com um voo para Cape Town, perto da ponta mais meridional da África e, em seguida, um passeio de helicóptero para o museu em na ilha Robben.
O local não é inédito para Obama, que visitou Robben quando era senador – mas desta vez, ele traz a família. Obama disse que está ansioso para ensiná-los sobre o papel de Mandela na superação da segregação racial, em primeiro lugar como a ativista e, mais tarde, como um presidente, que forjou um governo de unidade com quem o manteve preso.
Exemplo
Na terça-feira, Obama disse aos jornalistas que quer "ajudá-los a compreender não só como essas lições se aplicam ao seu próprio desempenho na vida, mas também às responsabilidades no futuro, como cidadãos do mundo, que é um grande privilégio e uma grande honra."
Obama, que falou com emoção sobre Mandela ao longo de sua viagem à África, elogiou a "coragem moral" do ex-presidente sul-africano na visita ao Grand Union Buildings, local em que Mandela foi empossado como o primeiro presidente negro de seu país.
Nelson Mandela (Foto: Reprodução GloboNews)Nelson Mandela (Foto: Reprodução GloboNews)
Comparações
A ascensão de Obama à Casa Branca gerou comparações inevitáveis com Mandela. Ambos são os primeiros presidentes negros de suas nações, símbolos da quebra de barreira racial e vencedores do Prêmio Nobel da Paz. E Obama participou de seu primeiro comício político, enquanto um estudante universitário de 19 anos de idade, protestando contra o apartheid.
Jacob Zuma, atual presidente da África do Sil, disse que Mandela e Obama "carregam os sonhos de milhões de pessoas na África e na diáspora que estavam anteriormente oprimidos."
Discurso
O legado de Mandela será, portanto, um tema de destaque no discurso de Obama na Universidade de Cape Town, disse o vice-conselheiro de segurança nacional Ben Rhodes. O presidente quer enfatizar "a capacidade das sociedades de mudarem", disse Rhodes, ao lado da necessidade de um desenvolvimento democrático e capacitação dos jovens.
Remetendo a um tema de destaque do seu discurso em Gana, em 2009, Obama deve enfatizar que os africanos devem assumir grande parte da responsabilidade para terminar o trabalho iniciado por Mandela e seus contemporâneos.
"O progresso da África abre novas portas, mas, francamente, cabe aos líderes da África e, particularmente, aos jovens que se certifiquem de que estão andando por pelas portas da oportunidade abertas", disse Rhodes.
Obama vai falar na Universidade da Cidade do Cabo quase 50 anos depois de Robert F. Kennedy fez seu famoso discurso "Ripple of Hope". Kennedy esteve na Cidade do Cabo dois anos após a condenação de Mandela à prisão perpétua.
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário