terça-feira, 11 de setembro de 2012

""RIO DE JANEIRO! TERRA DE NINGUEM, ONDE O FOGO É CRUZADO, BRILHO NOS OLHOS E REVOLTA NO PEITO"". Tropas do Bope e do Batalhão de Choque ocupam a Favela da Chatuba

11/09/2012 03h46- Atualizado em 11/09/2012 05h05

Efetivo foi transportado em blindados dos fuzileiros navais.
Polícia investiga participação de 20 traficantes na chacina de 6 jovens.


A onda de violência levou policias do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) a ocuparem a Favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no início da madrugada desta terça-feira (11).
Parte do efetivo foi levada para a comunidade em blindados dos fuzileiros navais.
As tropas se concentraram no quartel do Corpo de Bombeiros de Guadalupe no fim da noite desta segunda-feira (10), de onde seguiu em comboio até a favela, num percurso de cerca de 40 minutos.
A PM ainda não divulgou detalhes da operação. A ação é por tempo indeterminado.
A ocupação foi rápida. Nao houve troca de tiros e os mais de 100 policiais se posicionaram em vários pontos estratégicos da comunidade. Não há ainda informações oficiais sobre presos ou apreensões, mas um homem teria sido preso logo no início da ação.
Traficantes da Chatuba são suspeitos das mortes de pelo menos oito pessoas no final de semana. Jovens que tinham entre 16 e 19 anos desapareceram no sábado (8), quando foram tomar banho em uma cachoeira da região e os corpos foram encontrados nesta segunda-feira nas margens da Via Dutra.
As investigações da polícia apontam para a participação de pelo menos 20 traficantes na chacina, segundo o delegado Júlio da Silva Filho, titular da 53ª DP (Mesquita). O delegado afirmou que, além do assassinato dos rapazes, os criminosos também seriam os responsáveis pela morte do pastor Alexandro Lima e de um aspirante a PM.
A polícia também investiga o desaparecimento de José Aldecir da Silva, que acompanhava o pastor na comunidade.
O delegado disse que todas as mortes foram comandadas por Remilton Moura da Silva Júnior, conhecido como Juninho Cagão, chefe do tráfico de drogas na Chatuba. Ainda segundo a polícia, há a hipótese de o PM ter sido torturado na área do parque pelo grupo criminoso.
Chacina
Os seis jovens saíram de casa sábado, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, para ir a uma cachoeira que fica próxima à Favela da Chatuba, e também ao Parque de Gericinó, área do Exército. Os corpos foram encontrados na manhã desta segunda com tiros e facadas.
Da esquerda para a direita, a partir de cima, os jovens mortos na chacina: Patrick, Christian e Glauber; Josias, Douglas e Victor (Foto: Reprodução)Da esquerda para a direita, a partir de cima, os jovens mortos na chacina: Patrick, Christian e Glauber; Josias, Douglas e Victor (Foto: Reprodução de internet)
De acordo com o delegado, os seis jovens teriam sido mortos por morarem em uma comunidade pertencente à facção criminosa rival à dos traficantes da Chatuba.
Júlio da Silva Filho informou ainda que o pastor e José Aldecir teriam sido executados por não atender à ordem dos criminosos de se afastarem do local no momento da execução do PM.
Agentes da Polícia Civil apreenderam, na tarde desta segunda, peças de roupas que podem ser dos adolescentes: tênis, chinelos, um casaco, short, camiseta e uma almofada.
Parentes dos jovens devem comparecer à delegacia nesta terça-feira (11) para o reconhecimento das roupas, que estavam sujas de terra. O material foi recuperado na localidade da Biquinha, no Morro da Chatuba. No local, também foram apreendidas cápsulas de fuzil.
Juninho suspeito de mandar matar adolescentes (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Polícia divulgou imagem de traficante que seria mandante de assassinatos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Veja onde foram encontrados os corpos dos seis jovens desaparecidos em Mesquita, no Rio de Janeiro (Foto: Editoria de Arte/G1)
Nesta segunda, o delegado ouviu cerca de dez pessoas sobre o caso.
Ele comentou ainda que é uma rivalidade antiga que existe entre traficantes do Cabral, que é região onde os jovens moravam em Nilópolis, e do morro da Chatuba, em Mesquita.
Para irmão de morto, jovem foi confundido com traficante
O irmão mais velho de Patrick Machado, de 16 anos, um dos seis jovens assassinados no sábado, no Parque de Gericinó, afirmou que os adolescentes foram confundidos com traficantes rivais aos da Favela da Chatuba. “Pegaram os garotos pensando que eram ‘os alemão’ (sic) invadindo a Chatuba”, contou o irmão.
“A gente foi até a Chatuba desenrolar com o gerente da boca de fumo da favela. Ele disse que os meninos foram confundidos com traficantes”, contou o irmão, que não quis se identificar.
Ele disse que, na hora, não sentiu medo, e só queria saber onde estava o irmão menor. “Meu irmão estava sumido para o lado de lá, perto da favela. Então, eu fui buscar meu irmão”, contou ele, que disse ter ido à Chatuba acompanhado de parentes dos outros jovens, e que não sofreu ameaças ou represálias dos traficantes. “Eles (os traficantes) não queriam ver a polícia invadindo a Chatuba”, explicou o irmão.
Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio no Twitter e por RSS.
tópicos:

Um comentário:

  1. É lastimável! Menos seis jovens na Cidade do Rio de Janeiro. Se meu amigo Dicró estivesse vivo, ficaria triste. Pois ele fez uma música que dizia assim: Vou morar na Chatuba, lá ninguem fecha a janela porque não existe ladrão, a policia anda desarmada, apertndo mão em mão, todas as casas do bairro, tem sempre um jadim florido, e todas mulheres casadas, tem muito respeito aos marido...Ah! Vou morar na ""Chatuba"". Depois alguem vem me dizer que não existe pena de morte no Brasil. Isso que acontece com nossos jovens qual é o verdadeiro nome disso?

    ResponderExcluir