sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

'Impactante', diz Dilma ao sobrevoar município de Virgolândia em MG

27/12/2013 14h09 - Atualizado em 27/12/2013 14h54

Cidade foi atingida por uma forte chuva na noite desta quinta-feira (26).
Duas pessoas morreram e outra está desaparecida.

Diego Souza Do G1 Vales de Minas Gerais
10 comentários
Dilma Roussef anunciou que o Governo Federal vai ajudar Virgolândia e outros municípios do Leste de Minas. (Foto: Diego Souza/G1)Dilma Rousseff anunciou que o Governo Federal vai ajudar Virgolândia e outros municípios do Leste de Minas. (Foto: Diego Souza/G1)
"Impactante" foi o que declarou a presidente Dilma Rousseff na manhã desta sexta-feira (27) ao sobrevoar a cidade de Virgolândia, no Vale do Rio Doce, a 360 km de Belo Horizonte. O município ficou alagado após uma forte chuva na noite desta quinta-feira (26). Na manhã desta sexta o Corpo de Bombeiros informou a morte de duas pessoas. Uma está desaparecida. Essas mortes ainda não foram contabilizadas pela Defesa Civil.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 18 pessoas morreram no estado vítimas da chuva e outras 60 ficaram feridas. Em todo o estado, 34 cidades estão em situação de emergência, e mais de sete mil casas foram danificadas e 116 destruídas. Ainda segundo o boletim, 6.959 pessoas estão desalojadas e outras 2.460 desabrigadas.
Ações
A presidente explicou que a prioridade agora é salvar as pessoas afetadas e em situação de risco, evitando mais mortes. Ela garantiu que o governo federal vai ajudar na reconstrução dos municípios devastados pela chuva. Dilma não declarou o valor que vai ser destinado, mas afirmou que todos os municípios que decretaram situação de emergência ou de calamidade púbica vão receber um cartão magnético para compras emergenciais.
Dilma sobrevoou a cidade de Virgolândia em um helicóptero da Força Aérea, junto com governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. “Eu sobrevoei a cidade de Virgolândia e a imagem que vi foi impactante. O que aconteceu no município lembra um pouco os problemas enfrentados na região serrana do Rio de Janeiro. A diferença é que em Virgolândia não tem córregos, como tinha no Rio”, comparou a presidente.
Após o voo a presidente se reuniu no aeroporto Coronel Altino Machado com autoridades. Dilma destacou que outros municípios do Leste de Minas Gerais vão receber ajuda oferecida pelo governo federal com alimentos, kits de dormitório, limpeza e higiene pessoal. Segundo a presidente a reconstrução das cidades só terá início após as chuvas.
“Ainda temos previsão de chuvas para esta região. Primeiro é preciso salvar as vidas daqueles que precisam, e depois das chuvas vamos começar a reconstruir o que a chuva destruiu”, disse.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário