terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Países reunidos no Quênia discutem rumos de órgão ambiental da ONU


19/02/2013 07h00 - Atualizado em 19/02/2013 07h00


Relatório do Pnuma lançado em evento aponta preocupação com o Ártico.
Degelo pode causar corrida por exploração de petróleo, diz órgão da ONU.

Ministros do meio ambiente e representantes de cerca de 150 países estão reunidos em Nairóbi, capital do Quênia, na África, para debater os rumos e o fortalecimento do programa da ONU para questões ambientais, o Pnuma, em uma conferência que prossegue até sexta-feira (22).
O encontro dá prosseguimento à decisão tomada na Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio em  junho de 2012, de dar maior peso ao Pnuma. Na segunda-feira (18), foi lançado em Nairóbi um relatório que indicou preocupação com o derretimento do gelo do Ártico e seus efeitos. O degelo bateu recorde em 2012, informou o G1em setembro.
Sol nasce sobre gelo fino que cobre o Oceano Ártico, em região próxima ao Estreito da Dinamarca (Foto: Nasa/Divulgação)Gelo fino cobre o Oceano Ártico, em região próxima ao Estreito da Dinamarca (Foto: Nasa/Divulgação)
"O que estamos vendo é que o derretimento está causando uma corrida por fontes de combustíveis fósseis que originalmente alimentaram o degelo", afirmou Achim Steiner, subsecretário-geral da ONU e diretor-executivo do Pnuma, apontando que o Ártico está gradativamente sendo inserido em um "círculo vicioso".
A corrida pela exploração destas reservas de petróleo no Ártico tem consequências que devem ser pesadas com cuidado pelos países em todo o mundo, dados os impactos globais e problemas ambientais que podem acarretar, disse Steiner às agências internacionais.
Icebergs em região do Oceano Ártico (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)Formação de icebergs em região do Oceano Ártico
(Foto: Divulgação/Universidade de Washington)
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), cerca de 30% do gás natural inexplorado no mundo está no Ártico, em regiões que podem ser expostas e ter o acesso facilitado com o degelo. Mais de 70% do óleo inexplorado no Ártico está em áreas como o norte do Alasca e na porção oriental da Groenlândia, aponta a ONU.
"Conforme o gelo retrocede, facilitando o acesso e o transporte, espera-se que o Ártico cumpra um papel importante na busca por minerais e fontes de energia pelo mundo", afirma o Pnuma, em nota. A preocupação com o aquecimento do Ártico e com a exploração que este fenômeno pode acarretar tem sido "debatida já há algum tempo, mas isso [o debate] não se transformou em ações imediatas", ressaltou Steiner.
Para esta terça-feira (19), a previsão é discutir metas de desenvolvimento sustentável para o período após 2015, projetos ambientais bem-sucedidos na Ásia e outras iniciativas globais.
Na quarta-feira (20), serão debatidas medidas globais pelo consumo e produção sustentável, além de haver o lançamento de um atlas com dados ambientais dos países árabes, e discussões em um fórum de preservação de elefantes no Quênia.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário