terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Chuva deixa carros submersos, fecha túneis e para trens em SP


18/02/2013 19h35 - Atualizado em 18/02/2013 22h23

Capital foi atingida por forte temporal no dia mais quente do verão.

Às 19h, CET registrava mais de 160 semáforos com problemas.

Do G1 São Paulo
estação Metrô do Anhangabaú lotada (Foto: Fabio Martins/Futura Press)Estação Anhangabaú do Metrô ficou lotada (Foto: Fabio Martins/Futura Press)
 chuva que atingiu São Paulo na tarde desta segunda-feira (15) alagou ruas, fechou o Aeroporto de Congonhas, bloqueou túneis, derrubou árvores e paralisou linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM).
A cidade ficou em estado de atenção para alagamentos entre as 15h55 e as 18h30. Esta segunda-feira foi o dia mais quente do verão 2012/2013. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 34,0ºC.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, chegou a registrar 30 pontos de alagamentos, alguns deles intransitáveis, como na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, que arrastou carros, deixando-os quase submersos. A via ficou intransitável nos dois sentidos. Às 20h, o CGE ainda listava dois pontos de alagamento, ambos transitáveis.
Ao longo de toda esta segunda-feira, a Companhia de Engenharia de Tráfego registrou índices de lentidão acima da média. A situação só piorou ao longo da tarde, com a chuva. Às 20h, a companhia registrava 98 semáforos apagados e outros 61 no amarelo intermitente.

Com a chuva, o túnel Max Feffer registrou pontos de alagamento nos dois sentidos, e o tráfego foi impedido. A CET interditou o Túnel do Anhangabaú preventivamente. Em seguida, um ponto de alagamento foi registrado no local.
Árvore causou prejuízos a um carro na rua Guaimbé, Mooca, São Paulo (Foto: Eduardo Gomes Vieira/VC no G1)Árvore atingiu carro na Rua Guaimbé, na Mooca
(Foto: Eduardo Gomes Vieira/VC no G1)
O tráfego ficou complicado em corredores importantes da capital paulista, como nas avenidas Nove de Julho, 23 de Maio e Paulista.
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, ficou fechado para pousos e decolagens entre as 16h15 e as 17h. As operações no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não foram afetadas.
Durante a chuva, a falta de energia interrompeu a circulação de trens Linha 9-Esmeralda, da CPTM. O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para auxiliar no transporte de passageiros entre as estações Largo Treze e Grajaú.
Na região da Avenida Paulista, árvores foram derrubadas, complicando o trânsito na região. Choveu granizo na região. Na região da Rua da Consolação, um alagamento interditou o Túnel Antônio Bias da Costa Bueno no sentido Centro.
A queda de árvores levou a CET a recomendar os motoristas que evitassem o Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto de Congonhas. Uma árvore que caiu bloqueou quatro faixas da direita na altura do Viaduto Jaceguai; a segunda interditou todas as faixas de rolamento da Ligação Leste-Oeste, no acesso para a Avenida 23 de Maio.
A falta de luz afetava bairros como Pacaembu, Perdizes, Barra Funda, Tatuapé, Mooca e Vila Prudente, segundo informou a AES Eletropaulo às 19h. A concessionária disse ter colocado nas ruas cerca de 1.200 eletricistas para atender as emergências.
Após temporal, semáforos apagados complicaram a volta para casa. (Foto: Claudio Manculi/Frame/Estadão Conteúdo)Após temporal, semáforos apagados complicaram a volta para casa. (Foto: Claudio Manculi/Frame/Estadão Conteúdo)Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário