sábado, 11 de outubro de 2014

Topo do monumento de 38 metros é alcançado com 10 andares de escada. Veja fotos e vídeo da vista do Rio em 360 graus do alto do cartão postal.

11/10/2014 07h29 - Atualizado em 11/10/2014 07h29

G1 sobe à cabeça do Cristo e mostra o interior da estátua, que faz 83 anos


Lívia Torres

Do G1 Rio
Uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor completa 83 anos neste domingo (12). Para celebrar junto com o monumento e presentear os leitores, o G1 visitou o interior da estátua, subiu os 10 andares das escadarias até chegar ao topo da cabeça e mostra como é a vista do alto do principal cartão postal da cidade, a 748 metros do nivel do mar. (Veja no vídeo acima.)
Baía de Guanabara do frente do Cristo (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Baía de Guanabara vista do Cristo
(Foto: José Raphael Berrêdo / G1)
Sob o olhar atento de turistas curiosos, o passeio começa em uma escada de ferro protegida por andaimes, junto à base do monumento. Alguns degraus acima conduzem até uma porta de concreto, onde gentilmente o “guia” e funcionário Leonardo Assis retira o cadeado e abre passagem. “As pessoas imploram, chegam a me oferecer dinheiro para ir lá em cima”, conta ele, acrescentando que o passeio só é possível mediante autorização da Arquidiocese e não é aberto a turistas (veja explicação da Arquidiocese abaixo).
A escada do lado de fora fica pequena perto da longa subida pelo interior do monumento. O ambiente simples é feito basicamente só de pedra e concreto, sem decoração. Após uma longa subida, Leonardo mostra o coração do Cristo por dentro e avisa: “Agora não será mais possível ficar em pé”. Agachado, tira correntes e cadeados e abre duas pequenas tampas de pedra do braço direito da estátua.
O ponto mais próximo à mão da estátua é o que dá mais medo. O corpo fica praticamente todo para fora e nem o equipamento de segurança evita que as pernas bambeiem. Mas vale a pena tomar coragem para garantir uma boa posição para fotos.
A escada que leva à cabeça do Cristo, o ponto mais alto e nobre, é mais íngreme.  Ao bater algumas vezes com a cabeça nas pilastras e paredes, em espaço cada vez mais apertado, explica-se o uso do capacete. As dificuldades, no entanto, são esquecidas. Recompensa, claro, a vista. São 360 graus de Cidade Maravilhosa. Do Maracanã na Zona Norte, aos morros do Maciço da Tijuca, que cortam a cidade, vê-se as praias, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar, o Dedo de Deus, a Baía de Guanabara.
Como subir?
Não basta querer para imitar o trapalhão Renato Aragão, que em 1991 subiu e beijou a mão do Cristo (veja no vídeo abaixo)O privilégio de chegar ao topo e fazer a foto dos sonhos depende da liberação da Arquidiocese, que analisa cada pedido caso a caso. Não é um serviço turístico oficial e só tem sido possível devido a uma estrutura montada para obras de reparo da estátua.

De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese, a escada deve ser retirada nas próximas semanas e foi mantida após os trabalhos de reparo no Cristo porque, depois da Copa, muitos veículos internacionais de imprensa quiseram fazer imagens do alto do monumento. Desde então, têm pipocado nas redes sociais fotos tiradas do alto da estátua.
Comemorações
Neste sábado o aniversário do Cristo já começa a ser celebrado, quando acontece a primeira edição da Feijoada & Samba dos Amigos do Cristo, na sede da Casa Maternal Melo Matos. O evento, que tem como finalidade arrecadar fundos para reformas da instituição, conta com a presença do reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar. Às 22h, jovens do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio se reunirão no alto do Corcovado para uma vigília na Capela do Santuário Cristo Redentor, até as 8h de domingo.
Encerrando as comemorações, no dia 12 de outubro, data do aniversário do monumento, as atividades começam às 8h, com uma bênção aos visitantes. Às 10h acontece a apresentação da banda Sarca (da Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca) e, às 11h, a missa de aniversário do Cristo Redentor. Ao meio-dia, é a vez da Oração do Ângelus e, às 12h30m, acontece o tradicional corte do bolo de quatro metros de comprimento, no próprio monumento, que será oferecido a quem estiver presente.
Para chegar ao topo há dez lances de escada  (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Para chegar ao topo há dez lances de escada (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)
História
O monumento, de 38 metros de altura, é localizado no Morro do Corcovado, cujo topo tem 710 metros de altitude. Fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, inaugurado em 1931. Em 1922, quando o Brasil comemorou cem anos como nação independente, foi lançada a pedra fundamental do monumento.

As obras começaram para valer, porém, em 1926. O projeto foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. Quem desenhou a estátua foi o artista plástico Carlos Oswald, e seu escultor foi o francês de origem polonesa Paul Landowski. A estátua, feita de pedra-sabão, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo no dia 7 de julho.
Imagem tirada com a GoPro da cabeça do Cristo Redentor (Foto: Lívia Torres / G1)Imagem tirada com a GoPro da cabeça do Cristo Redentor (Foto: Lívia Torres / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário