terça-feira, 13 de novembro de 2012

A NATUREZA QUANDO AGREDIDA, NÃO RECLAMA SIMPLESMENTE SE VINGA. Sirene volta a ser acionada por risco de deslizamento em Nova Friburgo

13/11/2012 19h42- Atualizado em 13/11/2012 20h34

Alerta pedia que moradores do bairro Três Irmãos deixassem suas casas.
Mais cedo, pedra atingiu casas na região, no distrito de Conselheiro Paulino.

Tássia ThumDo G1 Rio, em Nova Friburgo
Chuva causa estragos em Friburgo (Foto: Tássia Thum/G1) (Foto: Tássia Thum/G1)Chuva causa estragos em Nova Friburgo nesta terça-feira (13) (Foto: Tássia Thum/G1)
A sirene de alerta instalada no bairro Três Irmãos, no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, voltou a ser acionada por volta das 19h20 desta terça-feira (13). O alerta pedia para os moradores deixarem suas casas porque há risco de deslizamento na região. Carros da PM e dos bombeiros ajudaram os moradores na retirada dos móveis.
Nesta tarde, uma pedra rolou no mesmo bairro, atingindo seis casas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, que está no local. De acordo com o comandante do quartel de Friburgo, Luiz Emanoel Palência Barbosa, a princípio, não havia moradores nas casas, já que os imóveis já haviam sido interditados pela Defesa Civil. Além disso, o deslizamento de pedras soterrou seis casas e teria atingido telhados e vidros de outras cinco residências.
A pedra rolou por volta das 16h e fechou a Rua Rio Caraíba. Pelo menos duas pessoas que passavam pelo local sofreram escoriações leves e foram atendidas pelos bombeiros.
Logo após o deslizamento, a Defesa Civil interditou os imóveis de três quarteirões do bairro Três Irmãos, já que há risco de novos deslizamentos na região.

Pela manhã, por volta das 6h, um outro deslizamento atingiu o bairro. "As pessoas estão indo para casas de parentes ou para os pontos de apoio e abrigos montados na região. Esse deslizamento ocorrido à tarde foi maior do que prevíamos, por isso - por medida de precaução -, evacuamos uma grande área do bairro Três Irmãos", explicou o comandante.
Carros da Guarda Municipal e da Polícia Militar vão permanecer por toda a noite e madrugada nas ruas interditadas em Três Irmãos. Segundo o comandante Luiz Palência, a previsão é de chuva para esta quarta feira (14), mas ainda não se sabe a intensidade.
O comandante informou que, a princípio, na manhã de quarta, os moradores da região evacuada vão poder voltar às casas para buscar documentos e móveis. Luiz Palência acredita que não houve vítimas nessa chuva por causa do alerta emitido pelas sirenes. "As sirenes foram fundamentais porque fez com que todos os moradores saíssem no tempo certo, ou seja, antes da catástrofe acontecer", explicou.
Bairro foi devastado em tragédia de janeiro de 2011
Essa mesma área atingida no bairro Três Irmãos também foi devastada no temporal de janeiro de 2011, quando mais de 900 pessoas morreram na Região Serrana do Rio. As casas destruídas pelo deslizamento ocorrido na tarde desta terça estavam interditadas desde a tragédia que completará dois anos em 2013.
De acordo com a assessoria de imprensa do município, após uma inspeção preliminar da Defesa Civil, as casas atingidas estavam interditadas e aparentemente desocupadas já que trata-se de uma área de risco mapeada pela prefeitura. A cidade continua em alerta máximo, fazendo com que todos os moradores das 40 áreas de risco da cidade deixassem suas residências. Nesta manhã, todas as 35 sirenes em 24 comunidades do município foram acionadas.
Até as 15h, cerca de 30 pessoas ainda estavam instaladas em um ponto de apoio no bairro Floresta, também no distrito de Conselheiro Paulino. Em 24h, choveu o equivalente para 20 dias de novembro na cidade, segundo a Defesa Civil estadual.
De acordo com o Grupo de Previsão e Monitoramento, permanecem as previsões de chuvas de intensidade moderada. A Defesa Civil pede que os moradores da Região Serrana, do Vale do Paraíba, do Norte e do Centro-Sul prestem atenção aos comunicados do órgão. Na Região Serrana, as cidades de Bom Jardim, Trajano de Morais, Nova Friburgo, Carmo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto e Cordeiro têm risco de deslizamentos.
Fonte: G1 JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário