sexta-feira, 24 de maio de 2013

Imagens mostram espuma formada pela poluição no Rio Tietê


24/05/2013 09h05 - Atualizado em 24/05/2013 10h21


Equipe da TV TEM percorreu trecho do rio em Salto (SP).

No outono e no inverno, quando chove menos, situação é agravada.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
3 comentários
Todos os anos o mesmo problema se repete no interior de São Paulo: os rios são invadidos por uma espuma, resultado da poluição agravada pelo tempo mais seco. No outono e no inverno, o Rio Tietê, o mais importante do estado, fica coberto pelos blocos brancos que, apesar de parecerem limpos, é resultado do desrespeito à conservação dos rios.
A equipe da TV TEM esteve em Salto(SP), a 90 km de São Paulo, onde a situação é agravada. Lá, de uma ponte que fica na região central da cidade é possível ver os indícios de poluição. O repórter Leandro Rossito percorreu um trecho do rio em um barco para mostrar a situação, como mostram as imagens do Bom Dia Brasil.
A explicação para o que acontece é que, nesta época do ano, chove menos que na primavera e no verão. O nível do rio baixa, e os poluentes se concentram, como esgoto doméstico e resíduos industriais lançados sem tratamentos. Os detergentes e os produtos químicos formam a espuma. A qualidade da água só melhora quilômetros a frente do rio, que tem 1.150 km de extensão.
Um projeto ambiental, comandado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), tenta aumentar a qualidade da água e acabar com a espuma. Esse é um processo lento, que ainda deve demorar.
Confira, abaixo, as fotos feitas pelo repórter cinematográfico da TV TEM, Witter Veloso, durante as gravações da reportagem.
Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)
Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)
Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Espuma se espalha por vários trechos do rio Tietê (Foto: Witter Veloso/TV Tem)Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário