domingo, 30 de dezembro de 2012

Homem é encontrado morto no bairro Bethânia, em Ipatinga

30/12/2012 09h17- Atualizado em 30/12/2012 09h17

Vítima foi encontrada morta ao lado de um carro. Polícia Civil investiga o caso.

Do G1 Vales de Minas Gerais

Um homem foi encontrado morto ao lado de uma carro na madrugada deste sábado (29) no bairro Bethânia em Ipatinga, leste de Minas Gerais.
Segundo informações da Polícia MIlitar, José Geraldo Nepomuceno Brandão, de 64 anos, foi atingido por seis tiros. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML e o caso foi passado para a Polícia Civil.
Para ler mais notícias do G1 Vales de Minas Gerais, clique em g1.globo.com/vales. Siga também o G1 Vales de Minas Gerais no Twitter e por RSS.
Fonte: G1.

POLÍCIA MILITAR E CIVIL DE JEQUITINHONHA TRABALHANDO JUNTAS NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS


DOMINGO, 30 DE DEZEMBRO DE 2012

POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PRENDE MENOR TRAFICANTE EM JEQUITINHONHA-MG


Trabalho conjunto entre as Polícias Civil e Militar resultou na prisão de mais um traficante de drogas nesta quinta-feira (27/12). Após um trabalho conjunto entre os setores de inteligência das duas polícias foi solicitado pela Polícia Civil ao Poder Judiciário um mandado de busca e apreensão, o qual foi cumprido pela Polícia Militar, sendo preso e conduzido a Delegacia um adolescente de 17 anos, o qual já havia sido apreendido anteriormente em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Foi apreendido uma balança de precisão, 16 buchas de maconha e um tabele de maconha, que se dividido dariam mais de 20 buchas. Foi lavrado o AAFAI (Auto de apreensão los Flagrante de Ato Infracional) pelo Delegado de Jequitinhonha, entretanto o adolescente infrator foi liberado pela Justiça de Almenara logo após a lavratura do flagrante, devendo responder em liberdade pelo ato infracional de tráfico de drogas.

Fonte: Polícia Civil de Jequitinhonha


F: Bog do Jequi

A Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito do Município de Jequitinhonha-MG, vem desempenhando um importante papel no combate ao tráfico e criação de animais da Fauna Silvestre em Cativeiro.


No dia 20 do corrente uma equipe da Polícia Ambiental, comandada pelo Sargento Figueiredo e com apoio de uma Guarnição da Polícia Rodoviária Estadual, cumpriu Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Juíza de Direito da Comarca de Jequitinhonha - MG, para buscas e apreensões de animais e pássaros da fauna silvestre brasileira e petrechos utilizados para a prática de rinha, no Bairro Santa Luzia em Jequitinhonha, em duas residências: Em uma, foram apreendidos 23 Pássaros da Fauna Silvestre, todos sem registro e mantido em cativeiro irregularmente, sendo: 21 (vinte e um) Canários da Terra, 01(uma) Jandaia e 01(um) Coleiro, e ainda 20 (vinte) Gaiolas, 02(dois) viveiros, 10 (dez) Armadilhas (Alçapões) e 12 (doze) Transportadores e na outra residência foram encontrados 08 (oito) Canários da Terra, 02 (dois) Azulões, 01 (uma) Jandaia, 01 (um) Sofrê, 01 (um) Coleiro e 09 (nove) Gaiolas e 02 (duas) Armadilhas (Alçapões).
Foram feito a apreensão de todo material, bem como dos pássaros encontrados em cativeiro irregularmente sem a autorização do IBAMA. Um dos autores encontrado no local foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Jequitinhonha por prática de Crime Ambiental capitulado no Artigo 29 §1º inciso III Lei 9.605/98. "Ter pássaros em cativeiro sem possuir licença do IBAMA".


 

QUEM AMA NÃO COMPRA, NÃO VENDE E NÃO CRIA EM CATIVEIRO. SARGENTO PRATES

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sisu 2013 vai oferecer 129,7 mil vagas em mais de 3,7 mil cursos de ensino superior


27/12/2012 - 10h03

Heloisa Cristaldo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 129.729 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior. As informações já estão disponíveis aos candidatos no site do sistema. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2009, para unificar o processo de seleção de universidades e institutos federais de ensino.
As vagas serão preenchidas por estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação. O sistema entra no ar a partir do dia 7 de janeiro de 2013.
De acordo com o cronograma do Sisu, publicado ontem (26) no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pelainternet, no portal do Sisu. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita amanhã (28).  
Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.  
As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.
*Colaborou Mariana Torkania   //   Edição: Lílian Beraldo
Fonte: AG. Brasil.

STF tem ano atípico com três presidentes e maior julgamento da história


27/12/2012 - 9h41

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ano de 2012 ficará marcado no Supremo Tribunal Federal (STF) como tempo de grande movimentação jurídica e administrativa. Foram três presidentes, duas aposentadorias e o maior julgamento já ocorrido na Corte, o da Ação Penal 470. Em 53 sessões divididas entre quatro meses e meio, a Corte julgou os 37 acusados de envolvimento no esquema conhecido como mensalão, condenando 25 réus e absolvendo 12.
O julgamento da ação foi o assunto jurídico de maior repercussão em 2012, mas o STF pautou temas de impacto desde o início do ano. Foram questões que influenciaram a condução do próprio Judiciário e as áreas de política, proteção à mulher, saúde, educação e direitos individuais ou coletivos.
Logo na abertura do ano, em fevereiro, entrou em pauta a ação sobre os poderes de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A questão causou polêmica ainda em 2011, quando o presidente Cezar Peluso defendeu limites para o órgão, enquanto a corregedora-nacional de Justiça, Eliana Calmon, era favorável à maior liberdade do conselho na apuração de desvios cometidos por juízes. Por maioria de votos, o STF garantiu poderes mais amplos ao CNJ.
Com apenas uma semana de intervalo, a Corte voltou a atrair atenções no julgamento de processo envolvendo a Lei Maria da Penha. Sancionada em 2006 para combater a violência doméstica, a norma não estava sendo efetiva porque muitas vítimas desistiam de denunciar os companheiros. O STF decidiu que o Ministério Público pode prosseguir com a denúncia, mesmo contra a vontade da agredida. A Corte também proibiu os juizados especiais, que atuam em pequenas causas, de julgar os crimes envolvendo a Lei Maria da Penha.
Ainda em fevereiro, o Supremo voltou a discutir a Lei da Ficha Limpa, garantindo a sua validade nas eleições municipais deste ano. A decisão também confirmou a aplicação da norma em situações que ocorreram antes de sua edição, em 2010. Quase dois meses depois, no último julgamento comandado por Cezar Peluso, a Corte entendeu que o aborto de fetos sem cérebro não é crime.
Já sob a presidência de Carlos Ayres Britto, que assumiu em 19 de abril, o Supremo confirmou a validade das cotas raciais para o ingresso em universidades públicas. A educação voltou à pauta em maio, quando o STF garantiu a legalidade do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Seguindo a tradição de proteção ao direito das minorias, o STF anulou vários títulos de propriedade na Bahia, que estavam localizadas dentro da Reserva Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu. A defesa dos direitos individuais também orientou a decisão, que permitiu a liberdade provisória para presos por tráfico de drogas que ainda respondem a processo, anulando trecho da Lei Antidrogas, de 2006.
A política foi o tema das últimas sessões antes do julgamento do mensalão, em junho. Os ministros entenderam, por maioria, que os novos partidos têm direito a tempo maior de propaganda em rádio e TV, desde que tenham deputados federais em seus quadros. O caso envolvia a criação do PSD e acabou influenciando decisão posterior do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceu que a mesma regra do tempo de propaganda deve ser aplicada na distribuição de uma cota maior do Fundo Partidário.
Ayres Britto presidiu o STF até novembro deste ano, quando foi aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos. No dia 22 de novembro, tomou posse Joaquim Barbosa, primeiro presidente negro do Supremo, que deverá permanecer no cargo pelos próximos dois anos. Relator do processo do mensalão, Barbosa se dividiu entre as duas funções até 17 de dezembro, quando o julgamento terminou.

No dia 29 de novembro, o então integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Teori Zavascki, assumiu a vaga deixada por Peluso. O substituto de Ayres Britto ainda não foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff.
Barbosa já adiantou que, no ano que vem, dará prioridade aos casos classificados como “repercussão geral”. Quando há essa identificação, as decisões do STF devem ser aplicadas a todos os processos semelhantes em instâncias inferiores, desafogando a Justiça. 
Edição: Graça Adjuto
Fonte:Ag. Brasil

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

TRAGÉDIA EM EM POSTO DE SAÚDE DE JOAÍMA

25/12/2012 18h05- Atualizado em 25/12/2012 18h33

Enfermeira é morta a facadas em posto de saúde de Joaíma, MG

Segundo PM, autor do crime sofre esquizofrenia.
Outros dois funcionários do posto de saúde também foram atacados.

Patrícia BeloDo G1 Vales de Minas Gerais
A enfermeira Jamila Fernandes Miranda, de 27 anos, morreu na tarde desta terça-feira (25). A jovam estava enternada depois de ter sido atacada a golpes de facada por um homem que sofre esquizofrenia. O crime ocorreu na cidade de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha, na noite da segunda-feira (24), no posto de saúde do bairro Ipê. Além de Jamila outros dois funcionários do postos foram agredidos.
Enfermeira foi morta enquanto trabalhava em posto de saúde de Joaíma (Foto: Arquivo Pessoal)Enfermeira foi morta enquanto trabalhava em
posto de saúde de Joaíma (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo informações a Polícia Militar de Almenara, o homem teria invadido o posto de saúde e agredido os três sem nenhuma motivação. Jamila sofreu várias perfurações na região do abdômen e do braço. As vítimas foram encaminhadas para o hospital de Teófilo Otoni, mas a enfermeira não resistiu aos ferimentos. Os outros dois agredidos estão fora de perigo.
Prisão
O autor do crime foi peso e encaminhado a delegacia de Almenara. A Polícia Militar informou que o doente estava internado em um hospital para deficientes mentais em Belo Horizonte, mas familiares teriam pedido a liberação do mesmo, assinando um termo de responsabilidade. O autor teria retornado para Joaíma há aproximadamente 30 dias.
Sepultamento
O corpo de Jamila Fernandes está sendo velado por familiares e amigos na capela do cemitério municipal, nesta terça-feira. O enterro está marcado para às 10h desta quarta-feira (26).
Para ler mais notícias do G1 Vales de Minas Gerais, clique em g1.globo.com/vales. Siga também o G1 Vales de Minas Gerais no Twitter e por RSS.
Fonte: G1

domingo, 23 de dezembro de 2012

PAIS HERÓIS: FORMATURA DE ARIANA E ÁDMO

 
Em pleno Século XXI, Globalização do mundo, Aquecimento Global, Violência Generalizada por todo Planeta, Rincões das Minas Gerais tremendo e previsão contida no Calendário dos Maias, que seria o fim dos tempos, exatamente no dia 21/12/2012, mas, na Cidade de Salinas, Norte de Minas Gerais, existem quatro verdadeiros Guerreiros, Sr. Alcides de Almeida Cardoso, Srª Vera Lúcia Santos de Almeida, que acreditando no futuro e pontencial de seus filhos, contrariaram o Calendário Maia e proporcionaram aos filhos uma formatura digna dos filmes de Hollyood. A filha Ariana Santos de Almeida, formou-se em Direito pela Universidade Santo Agostinho de Montes Clraros-MG e seu irmão Ádmo Santos de Almeida em Relações Internacionais pela UniBH. A programação da Universidade Santo Agostinho tiveram início dia 17 com a Colação de Grau, 18 Missa, 19 Culto, 20 Aula da Saudade e dia 21, contrariando o Calendário Maia, foi realizada no Clube Mirante em Montes Claros, uma badaladíssima festa de formatura, com um delicioso jantar oferecido pelos formandos aos pais, familiares, amigos e convidados, baile com a tradicional Valsa, festa regada com muito amor, carinho, leveza, harmonia, con o espirito de confraternização que deixaram todos os presentes com cara de vencedores, tudo foi embalado pela calorosa Banda de Música Stígma. Parabéns aos realizadores do evento, parabéns aos pais, parabéns aos formandos e em especial aos Sr Alcides, dona Vera Lúcia e seus filhos Ariana e Ádmo de Salinas - MG.