segunda-feira, 16 de março de 2015

OPERAÇÃO LAVA JATO FAZENDO CUMPRIR A LEI NO BRASIL.

16/03/2015 06h38 - Atualizado em 16/03/2015 09h16

Ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque volta a ser preso

Décima fase da Operação Lava Jato começou nesta segunda-feira.
Juiz disse que ex-diretor mantinha 20 milhões de euros em Mônaco.

Camila BomfimDa TV Globo
O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque voltou a ser preso nesta segunda-feira (16), quando teve início a décima fase da Operação Lava Jato. Entre os crimes investigados nesta etapa estão associação criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e fraude em licitação.
Duque foi preso na casa dele, no Rio de Janeiro. O empresário paulista Adir Assad, investigado na CPI do Cachoeira, também foi preso. Ambas as prisões são preventivas.
A prisão temporária tem prazo de cinco dias. A prisão preventiva não tem data para terminar, dependendo de decisão judicial.
No despacho, Sérgio Moro apresentou os motivos que o levaram a mandar prender Duque novamente. Segundo o juiz federal, o Ministério Público descobriu que Duque continuou lavando dinheiro mesmo depois da deflagração da Operação Lava Jato, em março do ano passado.
O magistrado afirmou na decisão que o ex-diretor de Serviços da Petrobras "esvaziou" suas contas na Suíça e enviou 20 milhões de euros para contas secretas no principado de Mônaco. O dinheiro, que não havia sido declarado à Receita Federal, acabou bloqueado pelas autoridades do país europeu.
Ainda de acordo com o juiz, há indícios de que Renato Duque mantém outras contas correntes nos Estados Unidos e em Hong Kong. O MP, que solicitou o bloqueio dos recursos em Mônaco, acredita que Duque transferiu o dinheiro para o principado e para outros países por receio de que o dinheiro fosse apreendido, como ocorreu com Paulo Roberto Costa.
Na decisão, Sérgio Moro afirmou que a quantia apreendida em Mônaco, e não declarada ao fisco, é "incompatível" com seus rendimentos na Petrobras.
O juiz responsável pela Lava Jato na primeira instância destacou no despacho que a prisão de Duque se justifica para evitar o crime de lavagem e a transferência do dinheiro para outras contas, o que dificultaria o rastreamento e a recuperação dos recursos.
Nova fase da Lava Jato
PF cumpre 18 mandados desde as 6h desta segunda-feira no Rio de Janeiro e em São Paulo. De acordo com a corporação, além dos dois mandados de prisão preventiva, serão cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. Todos os presos devem ser levados para o Paraná.
Em janeiro um documento foi encaminhado pelo procurador Rodrigo Janot ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a revogação do habeas corpus de Duque. O ex-diretor já havia sido preso durante a sétima fase da Operação Lava Jato, em dezembro, mas conseguiu um alvará de soltura dias depois. Janot considerava que Duque poderia fugir do país.
A décima fase da operação foi batizada de "Que país é esse?" e conta com 40 policiais federais. O nome da nova etapa da Lava Jato é uma referência irônica ao ex-diretor de Serviços da Petrobras. Segundo a PF, ao ser preso pela primeira vez no ano passado, Duque questionou por telefone ao seu advogado, indignado com a ordem judicial, "que país é esse?".
O ex-diretor da estatal foi apontado por dois delatores da Lava Jato como um dos funcionários da Petrobras que recebiam propinas de empresas que firmavam contratos com a petroleira. O nome dele aparece em depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa e de Pedro Barusco, que era gerente de Serviços e subordinado de Duque na estatal. O doleiro Alberto Youssef também citou o nome de Duque em depoimentos referentes aos desvios da Petrobras.
O ex-diretor da Petrobras havia deixado a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, no dia 3 de dezembro. O habeas corpus concedido a ele foi assinado pelo ministro Zavascki, que acatou um pedido da defesa para revogar uma decisão do juiz federal Sérgio Moro, o qual decretou a prisão preventiva do executivo da Petrobras.
O advogado Alexandre Lopes de Oliveira, que representava Duque à época da prisão do ex-diretor, foi procurado pelo G1, mas não foi encontrado para comentar o documento assinado por Janot.
tópicos:

sábado, 14 de março de 2015

CATÁSTROFE: 32 MORTOS EM JOINVILLE. "O HOMEM FAZ A MÁQUINA E A MÁQUINA ESMAGA O HOMEM"

14/03/2015 18h17 - Atualizado em 14/03/2015 21h06

Ônibus de turismo cai em ribanceira e mata 32 no Norte de SC, diz PRE

Segundo informou a PRE à equipe da RBS TV, 11 foram resgatados vivos. Acidente aconteceu na SC-418, na Serra D. Francisca, em Campo Alegre.

Do G1 SC

Um ônibus de turismo caiu de uma ribanceira de aproximadamente 400 m no fim da tarde deste sábado (14) no km 89 da SC-418, em Campo Alegre, na região de Joinville, no Norte do Estado.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou à equipe da RBS TV, há 32 mortos e 11 feridos, mas o número pode ser maior.
Local do acidente

O motorista do ônibus, com placas de União da Vitória, PR, teria perdido o controle do veículo numa curva. O local do acidente fica próximo a um mirante na região turística conhecida como Serra Dona Francisca.
Resgate
Equipes trabalham no resgate de feridos. Segundo o coronel Paulo Henrique Hemm, da PM, duas crianças, de aproximadamente 3 e 6 anos, foram resgatadas com traumatismo craniano  grave. As vítimas estão sendo levadas para hospitais de Joinville, Jaraguá do Sul e Curitiba, no Paraná.
Há pelo menos 15 viaturas e ambulâncias dando apoio no local, mas as equipes enfrentam dificuldades por conta da escuridão e pela falta de sinal de rádio e celular no local.
O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville está reunido para organizar uma operação de resgate que deve atravessar a madrugada.
Por volta das 20h, o trânsito da rodovia estava interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate. Foi formado um corredor de emergência para a saída de ambulâncias. Um gerador está sendo usado no local.
Ajuda de motoristas
Segundo relato da repórter da RBS TV Marjorie Caturani, que chegou ao local instantes após o acidente, motoristas de outros veículos tentaram descer a ribanceira para tentar prestar socorro aos passageiros do ônibus. Muitas das vítimas resgatadas com vida estavam desacordadas.
ônibus cai de ribanceira na serra dona francisca, em campo alegre na região de joinville (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)Equipes enfrentavam dificuldades no início da noite para resgatar as vítimas (Foto: Jean Mazzonetto/RBS TV)Fonte: G1

sexta-feira, 13 de março de 2015

MANIFESTAÇÕES POR TODO BRASIL EM DEFESA DA PETROBRAS .


Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h35
MARANHÃO: A presidente da CUT no Maranhão, Maria Adriana de Oliveira, e a secretária de Finanças da entidade, Juscelina Ramos, participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão. A pauta é a reforma política. Segundo Adriana, vários movimentos sociais participam da reunião, que deve terminar ao meio-dia. Estão presentes, ainda, advogados e deputados.
53251 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h31
PERNAMBUCO: No Recife, manifestantes passam pelo cruzamento da Ponte Duarte Coelho com a Rua do Sol.
No Recife, a passeata dos manifestantes passa pelo cruzamento da Ponte Duarte Coelho com a Rua do Sol
FOTO: KATHERINE COUTINHO/G1
107446 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h25
MATO GROSSO DO SUL: Manifestantes marcham pelas ruas de Campo Grande
Campo Grande, MS, protestocampogrande, protesto, dia13
FOTO: NADYENKA CASTRO/ G1 MS
140548 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h24
PERNAMBUCO: "Quem é o PSDB para falar de corrupção? Naquele tempo era engavetado, agora é apurado, doa a quem doer. (...) Prendam exatamente quem está roubando, mas não destruam a economia nacional. A Petrobras é responsável por mais de 10% do [Produto Interno Bruto] PIB", disse a deputada federal Luciana Santos (PC do B).
Deputada Luciana Santos (PC do B-PE)
FOTO: KATHERINE COUTINHO/G1
143709 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h23
BAHIA: Ao final da mobilização em frente à sede da Petrobras, no bairro do Itaigara, em Salvador, os líderes das centrais sindicais convocaram os manifestantes para a Marcha das Mulheres, às 15h, no Campo Grande, centro de Salvador. Segundo a CUT, essa caminhada faz parte da mobilização iniciada na manhã desta sexta.
78431 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h20
O G1 acompanha, nesta sexta-feira, o dia de manifestações em apoio à Petrobras. Os protestos foram convocados por centrais sindicais e outras entidades. Além da defesa da empresa, os manifestantes também reivindicam os direitos da classe trabalhadora, a reforma agrária e a reforma política. Houve protestos em 11 estados: AL, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MS, PE, PR e RJ.
80406 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h20
MANIFESTAÇÕES PELO BRASIL:
ARAUCÁRIA: 200 pessoas em Araucária, diz PRF
CAMPO GRANDE: 4.000 pessoas, diz CUT; 1.800 pessoas, diz PM
FORTALEZA: 1.000 pessoas, diz CUT estadual
GOIÂNIA: 300 pessoas, diz CUT; 100 pessoas, diz PM
MACEIÓ: 1.000 pessoas, diz PM
RECIFE: 3.000, diz CUT; 1.500 pessoas, diz CTTU
SALVADOR: 3.000 pessoas, diz Sindipetro; 600 a 800 pessoas, diz PM
80506 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h20
ALAGOAS: Mil pessoas protestam nas ruas de Maceió, segundo a PM.
 Mil pessoas protestam nas ruas de Maceió, segundo a PM.
FOTO: CAROLINA SANCHES/G1
108608 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h15
MANIFESTAÇÕES PELO BRASIL:
ARAUCÁRIA: 200 pessoas em Araucária, diz PRF
CAMPO GRANDE: 4.000 pessoas, diz CUT; 1.800 pessoas, diz PM
FORTALEZA: 1.000 pessoas, diz CUT estadual
GOIÂNIA: 300 pessoas, diz CUT; 100 pessoas, diz PM
MACEIÓ: 300 pessoas, diz PM
RECIFE: 3.000, diz CUT; 1.500 pessoas, diz CTTU
SALVADOR: 3.000 pessoas, diz Sindipetro; 600 a 800 pessoas, diz PM
84478 
Resposta Enviada!
Fique ligado, as melhores respostas serão exibidas aqui!
11h15
PERNAMBUCO: No Recife, a passeata dos trabalhadores interrompeu a caminhada na Rua do Hospício para esperar outra manifestação, de professores, na Avenida Conde da Boa Vista. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estima em 200 o número de pessoas neste segundo protesto. A ideia dos manifestantes é reunir os dois protestos.
Manifestação no Recife
FOTO: KATHERINE COUTINHO/G1
108558