sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A SECA EM SÃO PAULO MUDA O SENÁRIO NAS REPRESAS E RIOS.

24/10/2014 08h09 - Atualizado em 24/10/2014 08h09

Estiagem em SP muda paisagem da Represa de Guarapiranga

Baixo nível da água deixou à mostra bancos de areia e aumentou ilhota. Sistema Guarapiranga opera com 41,9% de sua capacidade.

Do G1 São Paulo
A paisagem da Represa de Guarapiranga, que fica na Zona Sul de São Paulo, também sofre mudanças devido à seca que atinge o estado. O Sistema Guarapiranga ajudou a socorrer o Cantareira no início da crise, mas agora também sente os reflexos da estiagem.
No local, a principal mudança é o recuo do nível da água, que deixa à mostra bancos de areia que antes não eram vistos. Uma ilhota, que fica no meio da represa, também teve seu tamanho expandido devido à seca.
Em uma das margens, o nível baixo fez com que o solo ficasse seco e, consequentemente, que a sustentação das árvores diminuísse. Com isso, algumas árvores caíram na margem da represa.
Na medição de quinta-feira (23), realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o nível dos reservatórios do Sistema Guarapiranga estava em 41,9%.
Fonte: G1.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

BANDIDOS INCENDEIAM BASE DE UPP NO RIO DE JANEIRO.

23/10/2014 06h47 - Atualizado em 23/10/2014 08h03

Base da UPP no Lins é incendiada após tiroteio no Rio

Dos quatro contêineres, dois foram queimados.
Ainda havia chamas em um dos contêineres na manhã desta quinta-feira.

Do G1 Rio
Traficantes trocaram tiros com policiais militares e atearam fogo à base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Lins, no Subúrbio do Rio. O ataque foi por volta das 23h de quarta-feira (22). Mas por volta das 6h20 desta quinta-feira (23), ainda havia chamas em um dos dois contêineres queimados. As informações são do Bom Dia Rio.
Antes do incêndio traficantes trocaram tiros com policiais militares e atacaram policiais com pedras. Três pessoas ficaram feridas: um policial militar, um homem e um adolescente. O caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).
O confronto entre PMs e suspeitos começou no fim da noite. O policial militar foi atingido no pé durante o confronto e levado para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins.
Um adolescente, de 17 anos, foi baleado na perna e passou por uma cirurgia à noite no Hospital do Andaraí, na Zona Norte. Um homem identificado como Marlon Ramos de Oliveira, de 22 anos, foi ferido no abdômen e está no Hospital Salgado Filho, no Méier, no Subúrbio.
A Polícia Civil disse que apura se os dois têm envolvimento com o crime. Eles têm passagem pela polícia por dano ao patrimônio público.
Em redes sociais, moradores alertavam sobre o tiroteio e recomendavam cuidado a quem passa pela região. De acordo com as mensagens, a troca de tiros de repetiu em várias ruas.
“Tiroteio na Rua Baronesa de Uruguaiana no Lins, confronto entre policiais e criminosos”. E ainda: “há pouco ouvi tiros vindo do Lins, na altura entre a Carolina Santos e Vilela Tavares. cuidado!”.
Foto mostra base da UPP do Lins em chamas (Foto: Reprodução/TV Globo)Foto mostra base da UPP do Lins em chamas (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ataques
Segundo a polícia, por volta das 21h, PMs foram recebidos a pedradas quando chegavam para trabalhar na comunidade. Poucas horas depois, mais um ataque. A base da UPP no Lins foi incendiada. A foto, feita por um morador, mostra a unidade em chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado. De acordo com a PM, ninguém ficou ferido. Um adolescente foi apreendido, suspeito de ter ateado fogo à sede.
De madrugada, uma operação da Polícia Militar ocupou os principais acessos ao Conjunto de Favelas do Lins. A segurança foi reforçada com homens do Batalhão de Choque e de outras UPPs da região. Os PMs ainda faziam buscas na manhã desta quinta-feira para encontrar criminosos envolvidos no ataque à UPP e os traficantes que trocaram tiros com os policiais.
Depois das 3h, não foram registrados mais confrontos na região. Mas pela manhã era possível ver barricadas montadas com lixo e entulho na Rua Cabuçu, para dificultar a entrada da polícia na comunidade.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.
Fonte: G1

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto, SP

21/10/2014 14h20 - Atualizado em 21/10/2014 16h44

Companhia poderá realizar testes em solo antes do 1º voo da aeronave.

Evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto, SP (Foto: Divulgação/ Embraer )Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto, SP (Foto: Divulgação/ Embraer )
A Embraer e o Comando da Aeronáutica apresentaram, nesta terça-feira (21), o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (SP). Essa é a maior aeronave fabricada no Brasil, segundo a empresa. O evento teve a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim. O acordo entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a fabricante brasileira de aviões prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos - a primeira entrega está programada para 2016.
Com a apresentação, a companhia poderá realizar testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o final deste ano. Segundo o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, o KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. "Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões, mas muito mais rápido e melhor”, afirmou por meio da assessoria de imprensa.
Após o evento, a aeronave vai continuar com as avaliações iniciais de sistemas e, em seguida, com o primeiro acionamento do motor, os testes de vibração em solo e demais ensaios planejados. O avião é o primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo, testes de voo e certificação.
A partir de 2016, os aviões vão substitutir a frota de aviões Hércules, que são usados atualmente. "Eles [os Hércules] estão fazendo 50, 60 anos e estão merecendo uma justa aposentadoria, no mundo inteiro. [O KC-390] é um avião de última geração. Eu diria que não é só o maior avião produzido no Brasil, provavelmente é o maior projeto de avião produzido no hemisfério sul. É um avião que vai ter grande importância militar, transporte de tropas, reabastecimento em voo, mas também para a Defesa Civil, para evacuações médicas, incêndios. É um grande passo que o Brasil e a Embraer estão dando e também é um passo importante em termos de cooperação internacional de uma maneira positiva", disse o ministro Amorim.
O avião
O KC-390 é um projeto da FAB com a Embraer para produção de um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Ele começou a ser desenvolvido em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto.
A aeronave é projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.
 O primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto (Foto: João Barbosa/Arquivo Pessoal)O primeiro protótipo do avião de transporte militar
KC-390 (Foto: João Barbosa/Arquivo Pessoal)
Com turbinas a jato, o KC-390 ppode alcançar a velocidade de 850 km/h. Uma aeronave poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima. Nas asas, o avião poderá levar até 23,2 toneladas de combustível. Além de alimentar as próprias turbinas, também será possível fazer o reabastecimento em voo (REVO) de outros aviões ou helicópteros. É por isso que a aeronave é chamada de KC: C de Carga e o K de tanker, ou reabastecedor, em inglês. O KC-390 também terá a capacidade de ser reabastecido em voo por outras aeronaves. 
O compartimento de carga tem 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas.Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
Produção em série
No dia 20 de maio deste ano, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda FAB, existem atualmente intenções de compra de outros países totalizando 32 aeronaves. Um hangar em Gavião Peixoto foi inaugurado para a linha de montagem.
O contrato para produção em série prevê investimento de R$ 7,2 bilhões. Mais de 1,5 mil trabalhadores se envolveram diretamente no projeto, além de mais de 50 empresas brasileiras participaram do desenvolvimento do cargueiro. A Embraer tem negociações para a venda do KC-390 no exterior. Há intenções de compra do pela Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.
Ministro da Defesa, Celso Amorim participa de apresentação do avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto (Foto: Divulgação/ Embraer)Ministro Celso Amorim participa de apresentação do avião militar KC-390  (Foto: Divulgação/ Embraer)
  •  
Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto, SP (Foto: Divulgação/ Embraer)Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390 em Gavião Peixoto, SP (Foto: Divulgação/ Embraer)Fonte: G1

sábado, 18 de outubro de 2014

ALMENARA RECEBE OS DEPUTADOS ELEITOS DO PT E LIDERANÇAS POLÍTICAS DE TODA REGIÃO



Ocorreu hoje  em Almenara,  um grande encontro com os Deputados Estadual e Federais,  eleito e reeleitos no primeiro turno das eleições 2014.    Militantes do PT (Partido dos Trabalhadores), de outros partidos  e   simpatizantes   que apoiam à reeleição da Candidata a Presidente da República Dilma Rousseff neste segundo turno, receberam os Deputados Federais Leonardo Monteiro, Reginaldo e Estadual Dr. Jean Freire no Aeroporto da Cidade e seguiram em Carreata até o Clube  (Mineirão), local em que representantes políticos da região fizeram suas considerações com relação à candidatura Dilma 13 nesse segundo turno. Após a abertura feita pelo Sargento Prates de Jequitinhonha, autoridades políticas fizeram suas considerações. O Deputado Estadual Dr Jean Freire falou da importância de termos um deputado genuinamente da região e a importância de termos o apoio dos nossos Deputados Federais e reeleição da Candidata Dilma 13. Os Deputados Federais Reginaldo e Leonardo Monteiro, afirmaram que trabalharão juntos em prol de melhorias para o povo do Vale do Jequitinhonha. Elencou a importância de sermos os multiplicadores que levarão aos rincões das Minas Gerais a mensagem da Candidata Dilma e a importância de a reelegermos.




























quinta-feira, 16 de outubro de 2014

FOCOS DE INCÊNDIOS APARECEM EM LUGARES DIVERSIFICADOS NA FLORESTA BIOLÓGICA DA MATA ESCURA EM JEQUITINHONHA


                   

A Reserva Biológica da Mata Escura está situada à margem esquerda do Rio Jequitinhonha, nos Municípios de Jequitinhonha e Almenara, Nordeste Mineiro à aproximadamente 700 KM da Capital do Estado. Devido ao longo período de estiagem que atinge todo estado de Minas Gerais, bem como alguns estados brasileiros, Faz com que os focos de incêndios ocorram com mais frequências, principalmente em locais onde há florestas e outros tipos de vegetação que por sua vez, secas, formam um grande pavio de combustão fácil. Há alguns dias apareceram vários focos de incêndios na Reserva e Entorno desta, os Brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio), coordenados pela Srª Marcia de Souza Nogueira Chefe da Reserva Biológica da Mata Escura, estão trabalhando diuturnamente no combate aos focos de incêndio que surgem ora em um lugar, ora em outro. Visto de diversos pontos da Cidade de Jequitinhonha, podemos observar que alguns focos estão na ""Cabeceira do Labirinto e Jataí"" córregos que fornecem a água que abastecem a Cidade de Jequitinhonha.




























FUZIS ROUBADOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO FORAM RECUPERADOS NA BAHIA.

16/10/2014 07h40 - Atualizado em 16/10/2014 07h40

Último fuzil roubado do Exército é encontrado; PF identifica quadrilha

Todas as armas foram achadas em bairro de Feira de Santana, na quarta.
Um homem foi preso e outras duas pessoas foram detidas pela polícia.

Do G1 BA com informações da Tv Subaé
O último dos 20 fuzis roubados da unidade do Tiro de Guerra do Batalhão do Exército da cidade de Serrinha, região nordeste da Bahia, foi recuperado em uma comunidade próximo ao bairro de Baraúna, em Feira de Santana, distante a 100 quilômetros de Salvador, na quarta-feira (15). De acordo com o Exército, quatro armas já tinham sido encontradas abandonadas e cobertas perto de um matagal em um cemitério no bairro Mangabeira e as outras quinze no bairro de Queimadinha.
Um homem foi preso e outras duas pessoas, entre elas uma mulher, foram presas para prestar esclarecimento. A polícia já identificou todos os integrantes da quadrilha, mas os nomes dos criminosos não foram divulgados para que a investigação não seja prejudicada. "Algumas pessoas ainda estão sendo identificadas e nós estamos em diligência no sentido de prendê-las o mais rápido possível", afirma o delegado da Polícia Federal, Val Goulart.
Segundo a Polícia Milita, as armas, do tipo Mosquefal M964, foram encontradas após o recebimento de informações em uma ligação anônima. "Nós recebemos a informação da Central de Operações que um pacote, supostamente os fuzis, estava entre o Conjunto Centenário e a Cidade Nova. Nós nos deslocamos para o local para fazer averiguação e, chegando lá, constatamos que, realmente, se tratavam dos fuzis", relata Nílton Lopes, sargento da PM.
Todas as armas recuperadas foram encaminhadas para o posto da Polícia Federal, localizado na Avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana.
Roubo
Os fuzis foram roubados por cinco homens durante a madrugada de terça-feira (14). Os assaltantes chegaram em um carro, pularam o muro e renderam os três soldados que faziam a segurança do local. Um deles teria sido agredido com chutes. Depois, a quadrilha obrigou os soldados a abrirem a sala de armamento.
Fonte: G1