terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS POLICIAIS MILITARES NÃO SÃO BANDIDOS - RECEBI E NÃO PODERIA DEIXAR DE COMPARTILHAR ESSE DESABAFO

Para refletir.
Assisti há pouco um desses idiotas pagos por uma emissora de TV, autointitulado “especialista” em segurança pública, exercitar um covarde discurso, junto com uma jornalista irresponsável, contra a Polícia Militar, devido ao fato de que pessoas inocentes são atingidas por balas no confronto entre criminosos e policiais.
Depois do PT passar mais de dez anos tentando transformar as Forças Armadas em terroristas ou milicos de merda, e os terroristas e sequestradores nos maiores amigos da sociedade, estamos testemunhando, cada vez mais, um jornalismo marrom, junto com “especialistas” em segurança, contribuírem para manchar, também, cada vez mais, a imagem da Polícia Militar perante a população.
Enquanto essa covardia vira moda, está sendo denunciado que o governo do Rio faz acordos com traficantes para a venda de drogas nas favelas ocupadas para que não haja interferência direta da polícia ou dos soldados do exército que ainda permanecem nesses. Por que o “especialista” e a “jornalista” não tratam desse tema? Têm medo do governo do estado?
O “especialista” em nenhum momento ressaltou as ações positivas de proteção à população que, todos os dias, são praticadas pela Polícia Militar, chamando total atenção, auxiliado por jornalistas irresponsáveis – incapazes de fazerem os devidos juízos de valor de quem realmente está destruindo o país – para as exceções, levando a sociedade ser induzida a pensar que policiais despreparados, ou mesmo policiais-bandidos, são quase uma regra geral nas corporações militares.
O “especialista” por pouco não declara que o policial somente poderá reagir depois que o bandido lhe apontar uma arma e atirar.
O mesmo “especialista” que se mostra um cúmplice descarado do desarmamento da sociedade agora se apresenta como um crítico contumaz das ações das polícias, fazendo “mérdia” com esse Regime Fascista que toma conta do país.
Esse “especialista” deveria ir para Nova York estudar como uma das cidades mais perigosas do mundo foi transformada em uma das mais seguras. Com certeza não foi transformando policiais em bandidos com juízos de valores irresponsáveis que isso aconteceu, e sim combatendo com todo o rigor os bandidos e os policiais-bandidos que existem em todo o lugar no mundo.
Vamos gritar para esses irresponsáveis e inconsequentes que enquanto a Polícia Militar vive com salários de fome e mal equipada, togados – muitos sendo denunciados como bandidos, corruptos, ou prevaricadores que nunca serão presos – ganham salários milionários, e que mais de 700 bilhões de reais foram roubados dos contribuintes durante os últimos doze anos enriquecendo essa sórdida classe política e seus cúmplices que também, raramente, vão para a cadeia.
Enquanto cidadãos comuns sofrem as consequências da falência da Segurança Pública, historicamente cada vez mais carente de investimentos públicos necessários, milhares de canalhas esclarecidos, pertencentes às classes sociais mais favorecidas, criticam de forma absolutamente destrutiva quem trabalha para defender a sociedade da ação de criminosos. Na verdade são esses, os canalhas esclarecidos, os verdadeiros responsáveis pela cumplicidade na transformação do país em um Paraíso de Patifes.
É nojenta a postura dessa gente sórdida que, confortavelmente assiste o país afundar na criminalidade e na degeneração moral das relações públicas e privadas, mas não se cansa de criticar duramente os Policiais Militares a qualquer suspeita de erros cometidos nas suas ações, mas esquecendo de que esses cidadãos são serem humanos não bandidos por princípio, mas sujeitos a falhas que devem ser investigadas, e que todos os dias arriscam suas vidas, nas piores condições de trabalho, para proteger a sociedade.
A TV  e esse “especialista” em segurança pública deveriam dar muito mais ênfase aos milhares de assassinatos de policiais que são tratados como história esquecida no dia seguinte em que suas famílias ficam em situação de penúria e abandonadas pelo Estado, ou seja, direitos humanos para bandidos que ganham polpudas bolsas-prisão e nada, ou uma pensão ridícula, para as famílias dos policiais assassinados.
Essa mesma rede de televisão coloca no ar, em horários nobres, novelas que difundem como “modernidade de valores” as piores entranhas de uma sociedade que está nos últimos doze anos sendo pervertida por um movimento político sórdido, além de promover a promiscuidade e a destruição dos valores familiares e religiosos com essa monstruosidade exibida em horário nobre que deveria ser tirada do ar se no país tivesse um poder Judiciário decente.
Um amigo vive me dizendo que todo mundo tem seu preço e eu afirmo que somente tem preço os ignorantes, os bandidos, os corruptos, os prevaricadores, os lobistas safados e os canalhas esclarecidos, os maiores responsáveis pela destruição do nosso país, uma nação de patriotas quase mortos.
Itamar

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ana Maria entrevista bombeiro que salvou uma vítima em desabamento no Rio





Na semana passada, o desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro causou pânico na cidade. Ao todo, 17 mortes estão confirmadas e já foram retirados 45 mil toneladas de entulho do local, que hoje foi aberto à passagem de pedestres.

No Mais Você desta segunda, 30 de janeiro, Ana Maria recebeu o bombeiro Daniel Pinho, que salvou uma vítima na tragédia.“Hoje, o centro do Rio de Janeiro tenta retomar a sua vida normal. A área atingida pelos desabamentos na última quarta-feira foi liberada! Bombeiros ainda buscam cinco corpos nos escombros levados para Caxias. Segundo a Defesa Civil, não existe um prazo para o encerramento das buscas no local”, enfatizou Ana Maria, que apresentou ainda uma pequena retrospectiva feita pelo repórter Felipe Suhre no centro do Rio.

Psiquiatra explica o que acontece com o nosso corpo na hora do pânico

A partir desta tragédia, Ana Maria questionou o que se passa no corpo de um ser humano na hora do pânico e do desespero. O psiquiatra Eduardo Ferreira Santos esclareceu este tipo de dúvida. Ele é especialista em estresse pós-traumático: “O corpo inteiro treme e o coração dispara por conta da musculatura querer correr. Qual é a melhor atitude a tomar quando eu não consigo pensar direito?”, o especialista explicou.

“Quando existe uma ameaça, a pessoa tende a produzir uma substância chamada adrenalina, que a prepara para enfrentar ou fugir desta ameaça”, enfatizou. “Esta adrenalina faz com que haja uma dilatação das pupilas e a musculatura fica pronta para correr, seja para cima do que está ameaçando, seja fugindo dele. Ela age muito mais intuitivamente do que cerebralmente”, contou.O psiquiatra destacou ainda que algumas pessoas têm o poder de controlar esta adrenalina, mas a grande maioria é incapaz. ”A pessoa perante uma situação sem saída, geralmente toma atitudes sem sentido”, alertou.

Eduardo explicou ainda que dois tipos de transtornos podem acontecer: o estresse agudo, que gera tremedeiras e sequelas nas pessoas que passaram por algum tipo de perigo, e o estresse pós-traumático, que começa a partir de dois meses depois do trauma, ocasionando insônia e outros tipos de reações, sem que a pessoa o associe ao acontecimento.

Entrevista com o bombeiro

Na casa, Ana Maria recebeu o bombeiro Daniel Pinho. Ele começou a conversa falando sobre medo. “Nós somos pessoas comuns, temos medo também, somos pessoas normais. O que acontece é que nós temos um preparo para quando chegar ao local, avaliar a primeira cena, pensar na nossa segurança e raciocinar sobre o que deve ser feito. Na tragédia da 13 de maio, eu lembro que cheguei e a primeira coisa que pensei foi no 11 de setembro. Lembrei da minha família e pensei: ‘Será que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com os bombeiros de Nova Iorque?”, relatou ele.

Daniel Pinho declarou também o seu amor à profissão. “Bombeiro é o único emprego da minha vida. Onde eu morava, tinha uma esquina com muitos acidentes, e eu sempre via o bombeiro chegando e resgatando as pessoas. Eu acredito que todo homem, quando criança, tem o sonho de ser bombeiro”.

Ana destacou que o salário dos bombeiros é de R$ 2 mil, o mais baixo da União. “Ali, na hora, a gente não pensa em salário, a gente só pensa em salvar, nos salvar e fazer o nosso trabalho. Nós somos bombeiros e só quem veste essa farda sabe o que estou dizendo. Eu acredito que muitas coisas boas ainda virão ao Corpo de Bombeiros do Rio. É a minha família, é de alma”, orgulhou-se ele.

Em relação ao salvamento do zelador Marcelo, Daniel Pinho, que foi o herói do caso, narrou: “O Marcelo caiu com um prédio de dez andares, ele pensava que estava no sexto andar. Ele estava recolhendo lixo. Acho que ele ficou no único lugar possível para que uma vítima sobrevivesse no desabamento de um prédio de dez andares”. Em seguida, Ana Maria agradeceu ao bombeiro pela participação no programa.
Fonte : G1

SARGENTO PRATES: Enterrado corpo de professor de curso em prédio qu...

SARGENTO PRATES: Enterrado corpo de professor de curso em prédio qu...: 29/01/2012 15h57 - Atualizado em 29/01/2012 19h15 Amaro Tavares ministrava curso de TI em edifício no Centro. Corpo foi sepultado no cemi...

domingo, 29 de janeiro de 2012

Bombeiros decidem manter buscas por corpos nos escombros dos desabamentos no Rio

Bombeiros decidem manter buscas por corpos nos escombros dos desabamentos no Rio
"Neste sábado, os bombeiros trabalhavam apenas com uma escada Magirus na busca por vítimas"
Anteriormente programadas para terminar neste domingo, 29, as buscas por corpos nos escombros dos desabamentos acontecidos no Centro do Rio de Janeiro vão continuar, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Sergio Simões. 'Ainda existe a probabilidade de encontrarmos algum corpo na parte dos fundos. Existem áreas pontuais em que ainda há escombros', afirmou. Segundo Simões, 15 bombeiros continuam trabalhando no local do desastre e outros 15 estão no depósito para onde os entulhos foram enviados, em Duque de Caxias.
Neste último sábado, já havia sido suspensa a utilização de equipamentos pesados e os bombeiros trabalhavam apenas com uma escada Magirus na retirada de parte do vão das escadas do Edifício Liberdade, que ainda ficou presa ao prédio do lado.
Os parentes de cinco desaparecidos ainda esperam por notícias, o que pode elevar para 22 o número de mortos na tragédia. O 16º e 17º corpos foram encontrados na madrugada deste sábado.
O secretário Estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, que acompanha o trabalho das equipes de resgate, enviou neste último sábado algumas máquinas e equipes com cães farejadores para o terreno onde estão sendo depositados os entulhos, na Rodovia Washington Luís, na Baixada Fluminense.
Nesta sexta, foi achado um corpo de mulher, já muito dilacerado, entre os escombros e o secretário não descarta a possibilidade de que corpos de outras vítimas possam estar no local
Fonte; Estadão

Enterrado corpo de professor de curso em prédio que desabou no Rio

29/01/2012 15h57 - Atualizado em 29/01/2012 19h15

Amaro Tavares ministrava curso de TI em edifício no Centro.
Corpo foi sepultado no cemitério de Inhaúma, no subúrbio.

Alba Valéria Mendonça Do G1 RJ
enterro (Foto: JADSON MARQUES/AE/AE)Professor Amaro Tavares foi sepultado em Sulacap
(Foto: Jadson Marques/AE)
Foi enterrado na tarde deste domingo (29), no Cemitério de Inhaúma, no subúrbio do Rio, Amaro Tavares, de 40 anos, professor que ministrava o curso de TI em um dos prédios que desabaram na noite de quarta-feira (25) no Centro da cidade.
A família não permitiu que imprensa acompanhasse do cortejo. Amaro deixou esposa e dois filhos. O caixão foi envolvido com uma bandeira do Vasco.
Pela manhã, o corpo do analista de sistema Gustavo da Costa Cunha, de 34 anos, também vítima do desabamento, foi sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste.

O pai de Gustavo, Severino Ferreira da Cunha Filho, de 60 anos, chorou ao lembrar que o filho, que era funcionário da TO, mas prestava serviço para a Petrobras, onde costumava trabalhar. Segundo o pai, ele foi  ao prédio  que caiu entregar um projeto.
Enterro Gustavo da Costa Cunha (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Corpo de Gustavo da Costa Cunha foi sepultado
em Sulacap (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
"Ele era um rapaz muito inteligente. Estava muito animado com um projeto que estava fazendo para o Metrô. Na segunda-feira (23), ele me falou pelo telefone, brincando que depois desse projeto iria até me dar um dinheiro, que ele ia ganhar muito dinheiro", contou Severino.
Gustavo era casado e tinha um filho de 1 ano chamado João Gabriel. O analista de sistema completaria 35 anos no dia 24 de fevereiro e era primo da esposa do ex-jogador da Seleção Brasileira de futebol Jorginho.
Outras vítimas
No sábado (28), três vítimas do desabamento foram sepultadas. Margarida de Carvalho foi sepultada no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O sepultamento de Margarida de Carvalho foi acompanhado por cerca de 20 pessoas. Familiares e amigos presentes ao enterro não quiseram falar com a imprensa.
(Segundo a polícia, ela não tem relação com a mulher do zelador do edifício Liberdade que também morreu no desabamento, foi enterrada nesta manhã, no Cemitério do Catumbi, no Centro, e tem o mesmo nome).
Mais cedo, o corpo de Alessandra Alves Lima, de 29 anos, funcionária de uma empresa de informática que funcionava em um dos prédios destruídos, foi sepultado no jazigo da família no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, no subúrbio.
Victor Lima (Foto: Jadson Marques/AE)Victor Lima, marido de Alessandra Alves Lima
(Foto: Jadson Marques/AE)
Na sexta-feira (27), a bolsa dela foi encontrada nos escombros e mais tarde seu corpo foi encontrado e reconhecido pela família. Ela falava com o marido Vitor Lima pelo MSN no computador quando, com o desabamento do prédio, a conexão foi cortada. Eles eram casados havia quase 3 anos.
A webdesigner tinha muitos planos para 2012, segundo o sogro Maurício Chirito, como engravidar e fazer uma viagem aos EUA com o marido. "Foi uma fatalidade. Ela saia as19h do trabalho, mas como tinha chegado atrasada decidiu ficar até 21h. Ela já estava saindo quando o prédio caiu", disse o sogro.
Cornélio e Margarida (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)Cornélio e Margarida viviam juntos havia quase 30
anos (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Também no sábado, foi sepultado o corpo de Margarida Vieira de Carvalho, de 65 anos. Ela era mulher de Cornélio Ribeiro Lopes, zelador do prédio de 20 andares, que também morreu no desabamento.
O corpo de Margarida foi sepultado no Cemitério do Catumbi, no Centro. O casal vivia junto havia quase 30 anos e não tinha filhos. Mas Cornélio tinha uma filha de um outro relacionamento.
Enterros de sexta
O primeiro enterro de uma das vítimas dos desabamentos dos três prédios do Centro do Rio foi realizado na manhã da sexta-feira (27). Sob aplausos, o corpo de Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, foi sepultado por volta das 10h30 no Cemitério de Maruí, em Niterói, na Região Metropolitana.
Ele tinha 46 anos e trabalhava no departamento pessoal da empresa Tecnologia Organizacional (TO), que funcionava num dos prédios que desabou.
“Era um cara que dedicava aos irmãos, à família, ao pai e ao pessoal todo que está aí. O enterro dele tem bastante gente por ele ser um cara bom.  Um camarada novo, que estava sempre junto com todos, um homem de igreja, um homem temente a Deus”, disse o eletricista de auto Roberto de Oliveira, amigo da vítima.
Cabral era casado e deixa um casal de filhos. Mais de cem pessoas, entre parentes  e amigos, acompanharam o funeral mesmo debaixo de chuva.
Zelador prédio Rio (Foto: Marcos de Paula/AE)Sandra chora no caixão do pai, Cornélio Ribeiro
Lopes, zelador prédio que ruiu no Rio
(Arquivo/Foto: Marcos de Paula/AE)
Zelador
O corpo do zelador Cornélio Ribeiro Lopes, de 73 anos, foi enterrado por volta das 15h de sexta, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Cerca de 30 pessoas acompanharam o sepultamento.
Ele trabalhava havia 20 anos como zelador e vivia no último andar do edifício. A filha do casal, Sandra Maria Ribeiro, evitou falar sobre a tragédia. "Não estou culpando ninguém", disse ela.
Amiga da família de Cornélio há mais de 20 anos, a aposentada Beatriz Ferreira de Souza, de 64 anos, contou que antes de ser zelador ele era cozinheiro. "Era uma pessoa muito boa, alegre, muito trabalhador", descreveu ela.
Enterro de advogado que morreu no desabamento (Foto: Bernardo Tabak/G1)Enterro de advogado que morreu no desabamento
(Foto: Bernardo Tabak/G1)
Advogado
O advogado Nilson Assunção Ferreira, de 50 anos, foi enterrado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária, por volta das 16h30 de sexta. Ele trabalhava num dos três prédios que desabaram.
Com uma bandeira do Fluminense envolvendo o caixão, o corpo de Nilson foi velado por cerca de 150 amigos e familiares que aplaudiram o advogado e rezaram uma Ave Maria.
“O sentimento da família é de perda total. É uma família destruída. Ele tem dois filhos, duas netinhas, a esposa, a mãe. Não tem palavra que resuma o sentimento de perda neste momento, porque foi uma tragédia, uma catástrofe”, disse Márcia de Assunção Ferreira, irmã de Nílson.
O filho de Nilson, o contador Everton Generoso Assunção Ferreira, de 24 anos, afirmou que acredita em duas hipóteses para o incidente: má conservação do prédio e uma obra que havia no nono andar. “Mas hipótese em que mais acredito é a da falta de manutenção por parte da administração do condomínio," disse Everton.
Fonte; G1

sábado, 28 de janeiro de 2012

Traficante FB é transferido para Bangu, confirma governo do Rio

28/01/2012 17h30 - Atualizado em 28/01/2012 21h05

Ele confessou ter comandado fuga de traficantes do Alemão.
FB foi preso em casa de luxo alugada por R$ 18 mil, em São Paulo.

Do G1
O traficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, foi transferido para o complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, por volta das 17h deste sábado (28). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
FB era um dos homens mais procurados pela polícia do Rio. O Disque-Denúncia oferecia R$ 10 mil de recompensa por informações que levassem à prisão do traficante.
Mais cedo, o delegado Antenor Lopes Júnior, da 25ª DP (Engenho Novo), disse que FB confessou que comandou a fuga de traficantes do Conjunto de Favelas do Alemão, em 2010. FB chegou ao Rio na manhã deste sábado, depois de ser preso em São Paulo na noite de setxa-feira (27), com outros três suspeitos, entre eles o traficante conhecido como Claudinho CL. Após desembarcar no Rio, os dois foram levados para o prédio da chefia de Polícia Civil, no Centro.

Ao ser preso em Campos do Jordão, FB "não ofereceu resistência nem demonstrou animosidade", disse o delegado, que está à frente da investigação que resultou na prisão. A casa onde ele estava era de luxo e foi alugada por R$ 18 mil por mês, contou o delegado. O oficial não quis dar mais informações sobre a investigação.
Fuga de traficantes do Alemão (Foto: Reprodução/TV Globo)Fuga de traficantes do Alemão em 2010
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo a polícia, FB disse ainda que continuava a comandar o tráfico de drogas em outras favelas do Rio, como Chatuba e Juramento. A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, ressaltou que em 11 meses de gestão já foram presos 20 traficantes importantes, 8 deles foragidos do Alemão.

Segundo a assessoria, ao ser informado por Martha Rocha da prisão do traficante o secretário de Segurança José Mariano Beltrame informou que vai solicitar a transferência de “FB” para um presídio federal.
Férias em Campos de Jordão
O delegado contou que FB é uma pessoa bem articulada e inteligente e conversou bastante com ele. Segundo o policial, o traficante disse que estava gostando muito de Campos de Jordão, onde estava havia uma semana de férias, frequentando bons restaurantes e lojas. Na garagem da casa, foi encontrada uma BMW e uma moto, segundo a polícia.
Segundo Antenor Lopes Júnior, FB e Claudinho CL eram amigos de longa data.
Fabiano Atanázio, conhecido como FB, em foto de arquivo (esq.) e após ser preso nesta sexta-feira (27) (Foto: Disque-denúncia e Mario Ângelo/Sigmapress/AE)Fabiano Atanázio, conhecido como FB, em foto de
arquivo (esq.) e após ser preso na sexta (27) (Foto:
Disque-denúncia e Mario Ângelo/Sigmapress/AE)
“Estou satisfeita com essas prisões porque eu estava em dívida com a Penha, onde nasci", disse a delegada.
Tanto Martha Rocha quanto o delegado Antenor ressaltaram que a prisão de FB e Claudinho CL são uma grande vitória contra o tráfico de drogas.
"Não podemos esquecer que Claudinho CL é acusado de matar em 2008 o tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, diretor do presídio de Bangu 3", disse Martha Rocha.
Histórico de crimes
A secretaria de Polícia Civil preparou um currículo criminoso dos dois presos onde consta que Claudinho CL "atualmente estava à frente do tráfico de drogas dos morros do Cajueiro e Congonhas." Ele seria um dos responsáveis pelas constantes tentativas de invasão do Morro da Serrinha, controlada por uma facção rival à dele, informou a secretaria.
Já FB é citado pela secretaria como ex-chefe do tráfico de drogas da Vila Cruzeiro. "FB em 17 de outubro de 2009 comandou um ataque ao Morro dos Macacos, também na Zona Norte, onde traficantes derrubaram um helicóptero da Polícia Militar, matando dois policiais”, diz o documento.
Segundo a secretaria, "FB foi um dos principais protagonistas de uma onda de atraques a vários pontos do Rio, culminando com a tomada das Forças Policiais ao Complexo do Alemão, em novembro de 2010."

Ele também foi um dos mentores do sequestro de diplomatas chineses em 2008 e do ataque a policiais da Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) em novembro de 2009, próximo à Favela de Manguinhos, informou a secretaria.

FB era considerado foragido da Justiça desde 2002, quando estava preso após a tentativa de invasão da comunidade Faz-Quem-Quer, em Rocha Miranda, no subúrbio, e, beneficiado pelo regime semiaberto, não mais voltou ao Instituto Penal Edgard Costa, em Niterói, na Região Metropolitana.

A polícia chegou ao paradeiro de FB, após uma investigação que começou com a descoberta de um sítio em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, alugado pela facção criminosa que ele comandava. No local, os policiais descobriram farto material de munição e armas escondidas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Empresa nega que obra tenha abalado estrutura de prédio que caiu

27/01/2012 18h47 - Atualizado em 27/01/2012 21h01

Na quarta-feira, 25, três edifícios desabaram no Centro do Rio.
TO - Tecnologia Organizacional reformava 2 andares de um dos prédios.

José Raphael Berrêdo Do Sérgio Aves, sócio da empresa TO-Tecnologia Organizacional, responsável pela obra que estava sendo feita no Edifício Liberdade, um dos três prédios que desabaram no centro do Rio de Janeiro (Foto: MARCOS DE PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE)Sérgio Aves, sócio da empresa TO-Tecnologia
Organizacional, responsável pela obra que estava
sendo feita no Edifício Liberdade, um dos três
prédios que desabaram no Centro (Foto: MARCOS
DE PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE)
Sérgio Alves, sócio da empresa TO - Tecnologia Organizacional, afirmou em entrevista coletiva realizada no fim da tarde desta sexta-feira (27) que as obras que estavam sendo realizadas no 3º e no 9º andares do edifício Liberdade, um dos três prédios que desabaram na última quarta-feira (25), no Centro do Rio, não provocaram a queda.
"Tenho certeza de que as obras não abalaram as estruturas. Era uma reforma interna, para adequação do espaço. Trocamos o piso, removemos as divisórias e as paredes do banheiro, que não eram estruturais, pois eram feitas de tijolo", destacou o empresário, reforçando que este tipo de obra não precisa de autorização da prefeitura.
Alves acrescentou que as plantas das obras de ambos os andares, por serem semelhantes às reformas anteriores, não foram feitas por um arquiteto. Segundo ele, uma gerente da TO teria feito um curso de AutoCad (software utilizado por arquitetos) e ela mesmo feito as plantas.
Laudo
Segundo ele, um engenheiro havia sido contratado para fazer o laudo na obra do 3º andar, mas o documento teria se perdido com o desabamento. O mesmo engenheiro faria ainda um outro laudo sobre a reforma do 9º andar, mas, por um problema de família, teria atrasado a visita.
"Dissemos ao síndico que atrasaríamos a obra por 15 dias, mas ele disse que poderíamos entregar o laudo depois", revelou Sérgio.
Sobre as janelas construídas de forma irregular na lateral do prédio, Sérgio Alves disse que apenas uma delas foi aberta pela empresa. "É uma irregularidade estética. Já que muitos no prédio faziam, também fizemos", afirmou o empresário, citando a sala do síndico como exemplo e reafirmando que a colocação das mesmas não altera a estrutura do prédio.
O empresário falou com os jornalistas na companhia do advogado Jorge Willians.
O advogado declarou que a obra no 9º andar, que havia começado oito dias antes do desabamento, não necessitariam de autorização do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). "O Crea não autoriza nada, só fiscaliza. E o presidente do Crea terá uma resposta através da perícia", disse o advogado.
Na quinta (26), um representante do Crea disse que considerava as obras ilegais por não ter registro delas (saiba mais).
Corpos
Chega a 14 o número de corpos localizados por equipes dos bombeiros nos escombros do desabamento. "Finalmente, entramos na parte onde nós acreditávamos que houvesse o maior número de corpos", disse o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, nesta tarde.
Segundo a Polícia Civil, seis vítimas haviam sido identificadas até as 17h: Elenice Maria Consani Quedas, de 64 anos, Alessandra Alves Lima, de 29 anos, Celso Renato Braga Cabral, de 46 anos, Margarida Vieira de Carvalho, de 65, Nilson de Assunção Ferreira, de 50 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73.
O acidente deixou seis feridos. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, o quadro mais grave é o da única pessoa que segue internada. Ela é uma mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.
Fonte. G1

Estado divulga tabela de remuneração dos professores

Rejeição.Sindicato diz que subsídio não traz vantagens, congela salário e elimina benefícios; governo nega
Publicado no Jornal OTEMPO em 27/01/2012
Avalie esta notícia » 
JOANA SUAREZ
A
A
FOTO: CHARLES SILVA DUARTE - 18.5.2011
Em 2011, categoria fez greve de 112 dias, com muitas manifestações
Os professores da rede estadual de ensino começaram ontem a consultar no site da Educação (portaldoservidor.mg.gov.br) qual será a nova remuneração deles, estabelecida por meio do subsídio. O modelo incorporou os benefícios da categoria ao salário, aprovado em novembro do ano passado. Mesmo que esteja disponibilizado, o Estado informou que todos os servidores vão receber uma carta com os valores a serem recebidos até 2015.

A professora de biologia Idalina Franco de Oliveira recebia R$ 1.537, foi reposicionada em uma nova tabela salarial e vai passar a receber R$ 1.558 neste ano, um aumento de R$ 21. Em 2015, data que o governo fixou para regularizar a situação de todos os professores, Idalina estará recebendo R$ 2.362. A diferença de R$ 804 será parcelada nos próximos quatro anos.

"O governo congelou o nosso salário. Se eu fosse receber o piso salarial nacional de R$ 1.187, mais os benefícios que adquiri na minha carreira, neste ano eu deveria ganhar pelo menos R$ 2.300".

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) elaborou uma tabela com os valores relativos à aplicação do piso nacional na carreira antiga (com piso mais benefícios) para comparar com o subsídio. "Queremos mostrar que o governo está congelando o salário, não há nenhuma vantagem", disse a coordenadora do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira.

A professora de português Débora Martins, 35, já decidiu procurar outro emprego. "Em 2015, vou receber R$ 1.420, R$ 395 a mais do que ganho hoje. Tenho mestrado e adoro minha profissão, mas parece que o Estado não quer professores qualificados", afirmou.

De acordo com o governo, o modelo unificado assegura aos professores remunerações acima do piso nacional. O pagamento mínimo a partir de fevereiro será de R$ 1.122, para professores de nível médio com jornada de 24 horas semanais. O piso nacional proporcional à carga horária mineira é de R$ 712. Para o Estado, houve grande avanço na remuneração da categoria.
Fonte: O Tempo

Prefeitura mantém interdições no 2º dia de buscas a vítimas no Centro

7/01/2012 06h31 - Atualizado em 27/01/2012 07h24

Em coletiva no início da noite de quinta, Paes falou em 22 desaparecidos.
Até a madrugada, 6 corpos foram achados; outras 20 pessoas são procuradas.

Do G1 RJ
Comente agora
A Prefeitura do Rio mantém, nesta sexta-feira (27), as interdições no Centro do Rio no segundo dia de buscas a vítimas do desabamento de três prédios. Os trabalhos não pararam durante a  madrugada. Pouco depois das 3h, as equipes resgataram o sexto corpo dos escombros. Em coletiva na noite de quinta-feira (26), o prefeito Eduardo Paes informou que chegaria a 22 o número de desaparecidos. Mas com os dois corpos encontrados após o anúncio de Paes, esse número agora seria de 20.
O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. Mais de 15 mil toneladas de entulho já foram retiradas do local.
Interdições
A Avenida Treze de Maio, onde aconteceu o desabamento, permanece totalmente interditada a carros e pedestres. Os outros trechos fechados são: Avenida Almirante Barroso entre Avenida Rio Branco e Senador Dantas.
A Rua Senador Dantas está funcionando com mão invertida entre Avenida Almirante Barroso e Evaristo da Veiga. Agentes de trânsito trabalham nos bloqueios com apoio de 10 painéis informativos. A Prefeitura do Rio pede que a população evite se deslocar pela região por causa das interdições.
Os veículos que vêm da Cruz Vermelha e da Avenida República do Chile deverão seguir pela Rua Senador Dantas, que está com a mão invertida. Por medida de segurança, os prédios de número 6, 6B, 14 e 22 da Avenida Almirante Barroso estão interditados preventivamente pela Defesa Civil.
Já a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeirox (CEG) informa que o fornecimento de gás nas ruas localizadas no entorno dos prédios que desabaram permanece interrompido, por medida de segurança, conforme solicitação da Defesa Civil e Prefeitura.
Fonte: G1

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sobe para 5 o número de corpos resgatados em desabamento no Rio

26/01/2012 22h39 - Atualizado em 26/01/2012 23h26

Segundo secretaria, corpos achados são de três homens e duas mulheres.
Prédios caíram na noite de quarta (25), na Avenida Treze de Maio.

Do G1 RJ
1 comentário
Subiu para cinco o número de corpos resgatados no desabamento de três prédios, no Centro do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas na noite desta quinta-feira (26) pela Secretaria estadual de Defesa Civil.
De acordo com o órgão, os corpos encontrados são de três homens e duas mulheres.

Mais cedo, três corpos foram identificados. Segundo a Polícia Civil, dois deles foram identificados como Celso Renato Braga Cabral, de 44 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73. Parentes também identificaram o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva.
Vinte e um desaparecidos
Logo após a confirmação da localização do quinto corpo, a Secretaria municipal de Assistência Social confirmou que ainda há 21 pessoas desaparecidas.
Mais cedo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou em coletiva à imprensa que 26 famílias procuraram informações sobre pessoas desaparecidas. Mas, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os primeiros quatro mortos localizados estariam entre os procurados.

Equipes de busca e salvamento continuam no local e contam com o auxílio de cães farejadores.
Polícia abre inquérito
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento ocorrido na noite de quarta-feira (25). Nesta quinta-feira (26), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, ouviu sete testemunhas e dois policiais que prestaram socorro às vítimas logo após o colapso das estruturas. As informações são da assessoria da Polícia Civil.
Bombeiros buscam desaparecidos em desabamento de três prédios no Rio (Foto: AP)Bombeiros buscam desaparecidos em desabamento de três prédios no Rio (Foto: AP)

O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta. Os trabalhos de resgate continuam nesta noite.

Dano estrutural
Para o prefeito Eduardo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no 16º andar.
Fonte; G1

CINCO CORPOS JÁ HAVIAM SIDO ENCONTRADOS ATÉ ÀAS 12H01MIN

12:12 'Quando a porta se abriu, eu vi o prédio se esfacelando. Aí voltei para o elevador de novo, quando voltei, ele despencou, de porta aberta', diz homem que sobreviveu a queda livre de elevador
12:12 Durante a madrugada, familiares lotaram o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio, na esperança de encontrar seus parentes entre os socorridos. Veja vídeo.
12:08 Mapa mostra local onde ocorreu acidente, próximo ao Theatro Municipal. Veja no infográfico
12:07 Especialista em situações de risco descarta hipótese de explosão. Saiba mais
12:07 Tragédia do desabamento dos prédios no Rio de Janeiro ganha destaque na imprensa internacional. Veja vídeo.
12:06 Segundo o Crea, uma das obras era ilegal. Entenda
12:06 Especialista em situações de risco descarta que explosão de gás tenha sido causa de desabamento. 'O resto da estrutura estaria inteira'. Veja vídeo.
12:05 Veja como eram os prédios que desabaram no antes e depois
12:04 Curiosos tentam se aproximar de local de acidente, que está isolado
12:03 Até meio-dia, cinco corpos haviam sido encontrados nos escombros. Veja mais fotos
12:01 O Hemorio informou que está precisando de doações de sangue. Saiba como ajudar
12:00 'Acharam um corpo com o aparelho celular do meu pai no bolso', diz filha de porteiro de prédio. Veja mais depoimentos
11:58 Secretário de Conservação e Serviços Públicos conta que a queda de uma árvore interditou uma das ruas que eram usadas pelas equipes de busca na região do desabamento. 'Complica mais o trânsito'. Veja vídeo.
11:58 'Prédio precisava de manutenção', diz funcionário de edifício. Veja relato
11:56 O local onde dois prédios e um sobrado desabaram continua isolado. Veja fotos
11:56 O trânsito flui bem na Avenida Presidente Vargas e está intenso na Avenida Rio Branco. Segundo Sávio Franco, do Centro de Operações Rio, uma árvore caiu nas imediações do Largo da Carioca, mas não houve feridos. As ruas da região do Centro são monitoradas por 50 operadores e 15 câmeras.
11:55 A prefeitura mantém ruas fechadas para facilitar os trabalhos de resgate. Saiba mais
11:54 Os três prédios que desabaram no Centro seguem interditados no fim desta manhã de forma preventiva. Segundo o subsecretário de Defesa Civil municipal, Márcio Motta, a interdição é para facilitar o trabalho de buscas e evitar a circulação de pedestres na região.
11:54 Testemunha conta que ouviu três estalos antes do desabamento. 'Não houve explosão, não houve nada. Em menos de um minuto estava tudo no chão'. Veja vídeo.
11:54Imprensa internacional noticiou o acidente. "Local da tragédia coincide com o centro nervoso do Rio", diz o espanhol 'El País'
11:51 Um prédio de nove andares na Rua Senador Dantas foi esvaziado durante a manhã a pedido da Defesa Civil, pois teria sofrido abalo na estrutura
11:50 Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de quatro pavimentos ficaram em ruínas
Fonte: G1

Bombeiros encontram corpo de vítima de desabamento no Rio

26/01/2012 09h15- Atualizado em 26/01/2012 09h52

Três vítimas de desabamento seguem internadas em hospital do Rio.
Prédios caíram na quarta-feira (25), perto do Theatro Municipal.

Do G1 RJ
 

Bombeiros encontraram na manhã desta quinta-feira (26) o corpo de uma vítima do desabamento de três prédios, no Centro do Rio de Janeiro.
De acordo com os bombeiros, o corpo é de um homem ainda não identificado. Ele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Seis pessoas ficaram feridas no acidente. Três continuavam internadas, sem previsão de alta, no Hospital Souza Aguiar nesta manhã de quinta.
O acidente ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de quatro pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta. Estações do metrô no Centro, que chegaram a ser fechadas, funcionam normalmente desde as 5h.
No começo da manhã, antes do resgate do corpo de um homem, o prefeito Eduardo Paes disse que as equipes buscavam 19 pessoas desaparecidas. Segundo o prefeito, o número de desaparecidos, no entanto, pode ser alterado, já que ainda não há uma lista oficial.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 60 homens dos quartéis da Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, São Cristóvão e Central trabalham nas buscas por desaparecidos no local do desabamento, na Avenida Treze de Maio. As equipes contam, ainda, com o apoio de quatro cães farejadores, retroescavadeiras e pás mecânicas.

Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e dos bombeiros em busca dos desaparecidos, trechos de ruas da região permanecerão fechadas nesta quinta-feira (26). Já as estações do metrô no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente desde as 5h. A Prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.

Feridos

Três vítimas do desabamento seguem internadas na manhã desta quinta-feira (26), no Hospital Souza Aguiar, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o órgão, o quadro mais grave é o de uma mulher, que teve lesão no couro cabeludo e passou por uma cirurgia.
Uma outra vítima também foi levada para o hospital, mas já foi liberada. O homem, identificado apenas como Francisco, não estava dentro de um dos prédios, mas ajudava os bombeiros no resgate e sofreu um corte. Um operário, que estava dentro de um elevador, está entre as vítimas retiradas com vida dos escombros. Ele deixou o hospital nesta manhã.

No início da madrugada, parentes reunidos na porta do hospital procuravam desaparecidos que estariam nos prédios. O contador Roberto Flavino buscou informações da mulher, que havia ficado no escritório de contabilidade da família até mais tarde. O último contato do casal foi por telefone, pouco tempo antes de o prédio desabar. "Depois desse horário não conseguimos mais falar com ela. A minha esperança é que ela esteja presa em algum lugar", disse o contador.

Um posto de informações para familiares de eventuais vítimas foi instalado na Câmara dos Vereadores, na Cinelândia.

Paes não acredita em explosão

Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes confirmou que, além de um prédio de dez andares e outro de 20 andares, um sobrado, que ficava entre as duas construções, acabou atingido pelos destroços.
Mais cedo, numa entrevista anterior, o prefeito havia comentado sobre as possíveis causas do desmoronamento. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito.
Mapa mostra área do desabamento (Foto: Arte/G1)

Depois do desabamento, a Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área. Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da Avenida Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Desmonoramento no Centro (Foto:  Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )Desabamento foi na área aos fundos do Theatro Municipal (Foto: Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo )
Fonte: G1

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SARGENTO PRATES: Desabamento de prédio no Centro do Rio

SARGENTO PRATES: Desabamento de prédio no Centro do Rio: 25/01/2012 21h39 - Atualizado em 25/01/2012 22h18 Segundo Defesa Civil, há informações de vítimas. Prédio desabou no Centro do Rio de Jane...

Desabamento de prédio no Centro do Rio

25/01/2012 21h39- Atualizado em 25/01/2012 22h18

Segundo Defesa Civil, há informações de vítimas.
  • Prédio desabou no Centro do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (25)
    Prédio desabou no Centro do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (25)Henrique Porto/G1
  • Vítimas são socorridas após desabamento de prédio no Centro do Rio de Janeiro
    Vítimas são socorridas após desabamento de prédio no Centro do Rio de JaneiroMarcelo Piu/Agência O Globo
  • Prédio desabou na noite desta quarta-feira (25) no Centro do Rio de Janeiro
    Prédio desabou na noite desta quarta-feira (25) no Centro do Rio de JaneiroReprodução/Globo News
  • Carros estacionados ficaram cobertos de poeira após desabamento
    Carros estacionados ficaram cobertos de poeira após desabamentoReprodução/Globo News
  • Imagens mostram entulho e poeira após desabamento no Centro do Rio de Janeiro
    Imagens mostram entulho e poeira após desabamento no Centro do Rio de JaneiroReprodução/Globo News
  • Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio de Janeiro
    Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio de JaneiroReprodução TV Globo
  • Pessoas podem ser vistas em meio aos escombros na noite desta quarta-feira (25)
    Pessoas podem ser vistas em meio aos escombros na noite desta quarta-feira (25)Reprodução TV Globo
  • Carros cobertos por destroços após prédio desabar no Centro do Rio de Janeiro
    Carros cobertos por destroços após prédio desabar no Centro do Rio de JaneiroReprodução TV Globo
  • Imagem mostra mobilização da polícia e dos bombeiros após desabamento de prédio no Centro do Rio de Janeiro

SARGENTO PRATES: O fim do mundo: mito ou realidade

SARGENTO PRATES: O fim do mundo: mito ou realidade: Um líder religioso da ancestral cultura maia pratica um ritual em terras guatemaltecas Laura G. Orihuela Da EFE Para muitos, o fim do m...

O fim do mundo: mito ou realidade

Efe
Um líder religioso da ancestral cultura maia pratica um ritual em terras guatemaltecas
Laura G. Orihuela
Da EFE
Para muitos, o fim do mundo tem dia, mês e ano: 21 de dezembro de 2012. Nesta data, a Terra vai deixar de existir como a conhecemos e a continuidade da espécie humana correrá risco. Pelo menos, esse é o rumor que circula pela internet.
O calendário Tzolkin, um dos 20 cálculos de tempo que os maias utilizavam, afirma que 2012 põe um fim ao que chamam de "a conta longa", um ciclo de tempo que começou em 3113 a.C.
Segundo Enrique De Vicente, jornalista especializado em temas paracientíficos desde 1968, este dado é relevante porque a cultura maia deixou um legado de conhecimento astral "tão preciso que assombra matemáticos e astrônomos". E por isso a crença de que algo importante acomtecerá em 2012 ganha força.
2012, o rumor do fim do mundo
Embora o fim de um ciclo não represente a destruição da Terra, 2012 se transformou em um "ano apocalíptico", no qual alguns veem preocupações e outros, negócios.
Fonte: MSN

Andrada nega saída da pasta da defesa

Secretário anunciou que o sub-secretário Ronaldo Araújo Pedron irá trabalhar direto com o governador Antonio Anastasia



editoria de arte
arte política


O secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), negou na terça-feira (24), ao Hoje em Dia que vá deixar o cargo. Segundo ele, não existe crise na área e o governador Antonio Anastasia (PSDB) não o procurou para conversar sobre os rumos da pasta bem como os últimos episódios envolvendo as polícias. “Não sei, acho que fico. Hora nenhuma ele (o governador) não deu nenhum sinal”, afirmou, ao ser questionado se deixaria o cargo. Quando perguntado, porém, se queria permanecer, ele se limitou a dizer. “Estou pronto para servir ao governo”.

No início deste ano começaram a surgir especulações de que Andrada iria retornar à Assembleia Legislativa. Assumiria a liderança do Executivo no lugar do virtual candidato a prefeito de Uberlândia, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB). As suspeitas cresceram, após incidentes envolvendo as polícias Militar e Civil, e culminaram com a troca do comando da Polícia Militar. Saiu o coronel Renato Vieira de Souza, comandante geral da PM. Em seu lugar, entrará o coronel Márcio Martins Sant’Ana. Também deixa o posto a Georgia Ribeiro Rocha, responsável pela integração entre as policiais. Andrada também anuncia que mais um quadro do alto escalão sairá. Desta vez, será Ronaldo Araújo Pedron. Ele irá trabalhar direto com o governador. “O que está acontecendo são trocas já previstas”, informou Andrada.

Segundo ele, a crise na Defesa Social, bem como a envolvendo as polícias, é artificial. “Estou procurando onde está a crise. Não existe”, completou. Andrada, que já enfrentou momentos de turbulência bem maiores – como a ação policial no Aglomerado da Serra, que resultou em duas mortes há um ano – disse que o governador não entrou em contato com ele para tratar da suposta crise na Defesa Social.

O secretário explicou que dois fatos geraram especulações. O primeiro, envolvendo um policial militar à paisana, que foi morto a tiros na porta de uma boate em Esmeraldas por policiais civis. No último fim de semana, foi a vez de um detetive ser baleado durante uma operação em Contagem. Em ambos os casos, existe a suspeita de atrito, envolvendo as duas corporações. Andrada nega e diz que são “episódios isolados”.

“O que falta é pulso firme dos comandantes para punir exemplarmente os policiais que são contra a integração”, acusou o deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT). O secretário alegou que os casos já foram encaminhados à Corregedoria. “Preciso ter um processo de acordo com as normas de Direito. Não posso punir ninguém sem processo na Corregedoria. As pessoas têm direito de se defender”, rebateu.

Andrada disse que o modelo de integração das polícias em Minas é exemplo a ser seguido. “Com frequência recebo ligações de outros estados para conhecer o Igesp (Integração da Gestão da Segurança Pública)”, completou. Desde o primeiro ano de gestão do então governador Aécio Neves (PSDB), hoje senador, ocorre a integração das polícias. “No princípio, houve dificuldades”, afirmou. Pelo modelo, PM e Polícia Civil, além de Bombeiros e agentes penitenciários, devem atuar em conjunto. Antes de 2003, por exemplo, os militares não tinham acesso ao banco de dados dos civis. Se uma pessoa fosse abordada pela PM, poderia ser foragida, mas saía impune porque não havia meios de saber se ela tinha mandado de prisão expedido. Também foram criadas áreas de atuação, seguindo uma circunferência territorial.


arte política
Fonte: Hoje em Dia

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

‘Vivemos um novo momento’, diz Patriota sobre Reino Unido

Chanceleres brasileiro e britânico divergem sobre Irã e soberania das Malvinas
Demétrio Weber
Publicado:
Atualizado:


O chanceler britânico e o ministro Patriota
Foto: AFP

O chanceler britânico e o ministro PatriotaAFP
BRASÍLIA - Ao receber nesta quarta-feira a visita do chanceler britânico, William Hague, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, fez questão de lembrar que a economia brasileira ultrapassou a do Reino Unido e é atualmente a sexta maior do planeta. Patriota destacou que a relação entre os dois países vive um novo momento e não hesitou em explicitar que o Brasil tem posição diferente da britânica, tanto em relação à soberania das Ilhas Malvinas — da qual Londres não abre mão —, quanto da aplicação de sanções econômicas ao Irã.
Ao falar do salto econômico, o ministro ressalvou que a renda per capita brasileira continua longe da britânica.
— O fundamental a salientar aqui é o momento que vivemos, qualitativamente diferente de outras épocas. Até mesmo porque o Brasil, hoje, passou a ser a sexta economia do mundo. O Reino Unido, a sétima. Claro que o Reino Unido com uma renda per capita muito mais elevada, tem uma qualidade de desenvolvimento que nós gostaríamos de poder também proporcionar à população brasileira — disse o ministro.
O colega inglês limitou-se a sorrir. Antes, Hague havia dito que o Brasil é um parceiro com importância crescente e que o governo britânico aumentou sua presença no país, com a abertura de um novo consulado em Recife, em novembro.
— Nós estamos convencidos de que os melhores dias de nossa relação com o seu país estão por vir — disse Hague, que reafirmou apoio à aspiração brasileira de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Para Patriota, o peso econômico do Brasil abrirá espaço para uma relação “entre iguais” com Londres. Ontem, na capital britânica, o premier David Cameron acusou a Argentina de “colonialismo”, por reivindicar a posse das Ilhas Malvinas, no litoral sul do Oceano Atlântico. Segundo Cameron, a população local prefere continuar sob o domínio britânico. Indagado sobre o tema, Hague, que se refere ao local como Ilhas Falkland, afirmou que a posição do Reino Unido consiste em defender o direito à autodeterminação dos habitantes das ilhas, incluindo seus “direitos humanos”.
Patriota lembrou que o Brasil, assim como os países da América do Sul e do Caribe, defende a soberania argentina. Ele afirmou ainda que o Brasil se mantém cético em relação ao efeito de embargos econômicos como o planejado pela União Europeia, que concordou em bloquear as compras de petróleo do Irã, mas ainda tenta definir a data de entrada em vigor do embargo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/vivemos-um-novo-momento-diz-patriota-sobre-reino-unido-3709317#ixzz1jxxVJDhA
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Fonte: G1 jornal da globo

SARGENTO PRATES: BOMBEIROS QUE PARTICIPARAM DE SOCORRO NO BAIRRO O ...

SARGENTO PRATES: BOMBEIROS QUE PARTICIPARAM DE SOCORRO NO BAIRRO O ...: As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros que participaram do socorro em um desabamento,no início do mês, no bairro Caiçara, em Belo Hor...

BOMBEIROS QUE PARTICIPARAM DE SOCORRO NO BAIRRO O CAIÇARA SERÃO HOMENAGEADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL

As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros que participaram do socorro em um desabamento,no início do mês, no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, serão


homenageadas, hoje (18), às 16h, pela Câmara Municipal. A homenagem será no Salão Nobre da Câmara.
No acidente, atuaram cerca de 50 bombeiros do 3º Batalhão e bombeiros especializados em resgate em escombros. Eles foram responsáveis pela retirada, com vida, de Maísa Cunha de Moraes, 45 anos e do marido dela, morto no desabamento.
Eles ficaram cerca de 1h30, em um buraco, sob os escombros, ao lado de Janilson Aparecido de Moraes, de 40 anos, enquanto eram feitos os trabalhos de resgate e chegaram a conversar com a vítima.
Em 2011, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 336 mil ocorrências, em todo o Estado. Um aumento de cerca de 13% em relação a 2010.



A equipe estará disponível para conversar com a imprensa



Contato imprensa: Lilian Pacheco – 9270.2828





Lilian Pacheco - Jornalista
Adjuntoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Organizacional


Foto: Zênio Souza
Blog da Renata.