quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE - Temporal traz precipitação de granizos do Sul ao Sudeste do país

30/11/2011 20h57- Atualizado em 30/11/2011 21h22

Pedras de gelo caíram com intensidade na tarde desta quarta-feira (30).
Cidade do Rio Grande do Sul e região metropolitana de SP foram atingidas.

Girlan Correia de Moura e Maria Conceição SalgadoInternautas, São Bernardo do Campo, SP, e Capão da Canoa, RS
 

Na tarde desta quarta-feira (30), um temporal atingiu a região sul e sudeste do país, com precipitação de granizo em algumas cidades. Recebemos registros de moradores de duas localidades: Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, e São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O leitor Girlan Correia de Moura gravou o jardim do condomínio onde mora após o temporal, cheio de pedras de gelo, e mandou para o VC no G1.
"Estava em minha residência no bairro Demarcchi, em São Bernardo do Campo, quando começou a chuva, por volta das 16h30. Escureceu muito rápido e estava muito calor. Logo as pedras apareceram", relata.
No Sul do país, na cidade de Capão da Canoa (RS), Maria Conceição Salgado registrou ao lado do filho Renan a forte chuva seguida de granizos que, em pouco mais de meia hora, por volta das 16h, romperam parte do teto da cozinha, recoberto por telhas de cimento. "Molhou tudo rapidamente. Em 20 anos que moro na cidade, nunca tinha visto tanto granizo em tão pouco tempo", conta.
Nota da redação: o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo informou que a precipitação de pedras de gelo durou, aproximadamente, 10 minutos na cidade de São Caetano do Sul. Nas outras cidades do ABC havia a possibilidade de queda de granizo. Não foi registrado nenhum estrago grave devido às chuvas.
Situação parecida com o Rio Grande do Sul. Lá, a Defesa Civil informa que houve chuva forte junto com vendaval na cidade de Capão da Canoa, fato que destelhou algumas moradias. Contudo, não há relatos de vítimas na região..
saiba mais
Fonte: G1

Mortes da Rota na mira da Ouvidoria da PM de São Paulo

Foram 38 resistências seguidas de morte nos 9 primeiros meses de 2007 e 62 neste ano

29 de novembro de 2011 | 23h 00

William Cardoso - O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - A Rota, tropa de elite da Polícia Militar, está na mira da Ouvidoria da Polícia. O aumento no número de mortos em confrontos envolvendo integrantes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - 63% em cinco anos - despertou a atenção do ouvidor Luiz Gonzaga Dantas, que promete acompanhar de perto a atuação do 1.º Batalhão de Policiamento de Choque. Entre segunda-feira e ontem, foram mais duas mortes. Em uma delas, a família diz que houve execução.
O crescimento de 63% nas resistências seguidas de morte (homicídio cometido por policial em suposto confronto) se dá na comparação entre os nove primeiros meses de 2007 e o mesmo período deste ano. "A Ouvidoria está atenta ao desempenho da Rota. Nos últimos anos, teve uma crescente no número de resistências. É preciso propor ações de controle."
Segundo o ouvidor, o policial deve agir dentro da legalidade. "A função primeira da polícia não é matar ninguém. Usar a arma é o último recurso. O PM é agente público, a função é difícil, mas não significa que pode atirar primeiro e perguntar depois."
Há uma semana, a Rota é comandada pelo tenente-coronel Salvador Modesto Madia, acusado pela morte de 74 presos no massacre do Carandiru, em 1992. Cada um dos detentos mortos recebeu em média 4,5 tiros. Nenhum policial morreu. Ele recorre da acusação e diz que não houve execução. O ouvidor também promete acompanhar o trabalho do novo comandante.
Suspeita. Um dos casos mais recentes envolve o vendedor Caio Bruno Paiva, de 25 anos. Ele foi morto por um soldado da Rota às 22h50 de anteontem no Itaim Paulista, zona leste. O policial, de folga, disse que Paiva era integrante do grupo que assaltou sua mulher poucos minutos antes. Ele alegou que foi sozinho atrás dos bandidos, com quem trocou tiros, atingindo o rapaz. Outros dois teriam fugido e a mulher do policial reconheceu o segurança como um dos ladrões.
"O que a gente percebeu é que as testemunhas que foram ouvidas no 50.º DP (Itaim Paulista) concordaram com a versão dada pelo policial", disse o capitão Rogério Santos, porta-voz da Rota. A vítima tinha registro criminal por tráfico de drogas e roubo.
A família de Paiva, porém, falou que o PM chegou atirando e o rapaz ainda implorou para não ser morto. Havia câmera em um condomínio na frente do local onde o vendedor foi baleado, mas a síndica disse à polícia que o equipamento estava "inoperante". O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Não foi a única morte envolvendo a Rota nesta semana. Quatro horas depois da morte no Itaim Paulista, um homem foi morto na Rua Carijós, em Perdizes, zona oeste. Segundo a polícia, ele roubou um Citroën, fugiu e atirou contra os PMs, antes de ser baleado. A mulher que o acompanhava foi presa.
A PM diz que houve um grande investimento na Rota nos últimos anos e, por isso, a unidade está cada vez mais atuante, o que aumenta o risco de confrontos. A corporação ressalta também que investe em equipamentos e técnicas menos letais e afirma que abre investigação sobre todas as ocorrências com morte.

Morrem mãe e filho baleados durante tentativa de assalto

As duas vítimas saíam para trabalhar em uma feira quando foram abordadas

Do R7


Baleados na KombiReprodução Rede Record
Após ser baleada, a mulher arrancou com o veículo e acabou batento
A mulher e o filho que sofreram uma tentativa de assalto na rua Alumínio, zona leste de São Paulo, por volta das 6h20 desta quarta-feira (30) morreram no local do crime. De acordo com a Polícia Militar, eles seriam feirantes de descendência japonesa e estariam a caminho do trabalho quando foram baleados.
Leia mais notícias no R7
Os dois foram abordados por ladrões, mas tentaram fugir com o veículo. A mulher, que dirigia a Kombi, e o filho foram atingidos. Após ser baleada, a mulher arrancou com o veículo, atravessou uma praça e bateu em um ponto de ônibus e em um guard-rail de uma das pistas da avenida Aricanduva.



Policiais da 2º Companhia do 8º Batalhão e viaturas do Corpo de Bombeiros, inclusive a USA (Unidade de Serviço Avançado), foram deslocados para o local. As vítimas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Nenhum suspeito do crime foi identificado.
A ocorrência deve ser registrada no 21º Distrito Policial, na Vila Matilde.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Adicional para servidor da Justiça Militar pronto para a FFO

29 de Novembro de 2011

Os deputados Ivair Nogueira e Sargento Rodrigues, relator e autor do PRE 513/11, respectivamente
O Projeto de Lei (PL) 2.391/11, que concede adicional de insalubridade e periculosidade a servidores do Tribunal de Justiça Militar, recebeu parecer favorável de 1º turno da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta terça-feira (29/11/11). Agora o projeto segue para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), que se reúne às 17 horas desta terça (29) para analisá-lo.

De autoria do Tribunal de Justiça, o PL 2.391/11 estende aos servidores da Justiça Militar o mesmo adicional já concedido aos demais servidores do Poder Judiciário. O parecer do relator, deputado Bonifácio Mourão (PSDB), é pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Conforme a redação dada por esse novo texto, terão direito ao benefício servidores que trabalham em locais insalubres ou em contato permanente com substância tóxica, radioativa ou com risco de contágio.

Auxílio-invalidez - Também recebeu parecer favorável de 1º turno o Projeto de Resolução (PRE) 513/11, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), que susta os efeitos de dispositivo da Resolução Conjunta 4.073, de 2010, que regulamenta a concessão de auxílio-invalidez para bombeiros e policiais militares. Segundo o parecer do relator, deputado Ivair Nogueira (PMDB), essa resolução tem servido de base para o indeferimento de inúmeros pedidos legítimos de auxílio-invalidez pelos militares.

Ainda de acordo com o relator, a resolução conjunta dos comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros faz distinção entre incapacidade definitiva e invalidez. Isso estaria em conflito com a Lei Delegada 37, de 1989, que prevê o pagamento de soldo aos militares diagnosticados com doenças ocupacionais ou incapacitantes. O parecer do deputado Ivair Nogueira é pela aprovação do PRE 513/11 em sua forma original e pela rejeição do substitutivo nº 1, da CCJ, que apenas altera o conceito de invalidez da Resolução 4.073. O projeto está pronto para o 1º turno em Plenário.
Consulte o resultado completo da reunião
Fonte: ALMG

Facebook faz acordo em caso de privacidade nos Estados Unidos

29/11/2011 16h16- Atualizado em 29/11/2011 19h08

Rede social é acusada de não manter promessa feita aos usuários.
Após acordo, Facebook terá que se adaptar.

 
Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na sede da rede social em Palo Alto, na Califórnia (Foto: Paul Sakuma, File/AP)Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na sede
da rede social em Palo Alto, na Califórnia
(Foto: Paul Sakuma, File/AP)
A rede social Facebook resolveu fazer um acordo e mudar algumas de suas práticas de privacidade diante das acusações da Federal Trade Commission (FTC) nos Estados Unidos, segundo informações da própria entidade. Um processo na FTC acusava o Facebook de ter enganado os consumidores quanto à privacidade de seus dados.
De acordo com as acusações, o Facebook disse aos seus usuários que poderia manter suas informações privadas, mas repetidamente permitiu que elas fossem compartilhadas e tornadas públicas. Reclamações sobre as práticas de privacidade do Facebook foram feitas para a FTC pelo Centro de Privacidade da Privacidade Eletrônica dos Estados Unidos e por grupos de consumidores, afirma a organização.
Com o acordo, o Facebook passa a ter que tomar novas medidas para manter a promessa de que pode manter os dados privados.
Agora, a rede social terá, por exemplo, que obter a autorização do usuário para quando sua informação for compartilhada além do que ele havia estabelecido. Além disso, será preciso que uma empresa independente faça avaliações independentes e periódicas das práticas da privacidade da companhia.
“O Facebook é obrigado a manter as promessas que faz sobre privacidade”, disse Jon Leibowitz, presidente da FTC. “A inovação do Facebook não tem que vir às custas da privacidade do usuário.” A acusação do FTC traz uma lista de exemplos em que o Facebook não teria cumprido sua promessa de privacidade aos usuários.
Zuckerberg
No blog oficial do Facebook, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, diz ser o "primeiro a admitir" que a companhia cometeu erros ao lidar com a privacidade dos usuários. Acho que até cometemos um pequeno número de grandes erros, como quando fizemos a transição do modelo de privacidade há dois anos. Isso colocou na sombra muitas das coisas boas que temos feito”, afirmou o executivo-chefe da rede social.
Além das medidas impostas pela comissão, Zuckerberg anunciou a criação de dois outros cargos executivos para lidar com o assunto.
G1

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Goleiro Bruno tem salário para ajudar na limpeza de presídio, diz secretaria

 

Jogador é réu em processo sobre morte de Eliza Samudio.
Segundo governo, ele manifestou desejo de trabalhar.
Do G1 MG

O goleiro Bruno algemado deixa o Fórum de Esmeraldas, na Grande BH; atrás, o amigo Macarrão. (Foto: (Foto: Alex Araújo/G1 MG))O goleiro Bruno algemado deixa o Fórum de
Esmeraldas, em 2010.
(Foto: (Foto: Alex Araújo/G1 MG))
O goleiro Bruno Fernandes, acusado do desaparecimento e morte de Eliza Samúdio, manisfestou a vontade de trabalhar na prisão e, atualmente, recebe salário para ajudar na limpeza, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A secretaria informou que o jogador presta serviços de faxina na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Ainda de acordo o governo, o atleta é hoje um dos 11.300 detentos do sistema prisional de Minas Gerais que trabalham enquanto cumprem pena. Pelo serviço, ele recebe três quartos do valor do salário-mínimo. Bruno desenvolve estas atividades desde julho deste ano e recebe a remuneração por determinação da Lei de Execuções Penais (LEP). A medida vale como redução da pena referente à condenação de Bruno em processo no Rio de Janeiro, informou a secretaria.
A secretaria informou que ele foi selecionado pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) da unidade, que é uma equipe multiprofissional de avaliação, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, pedagogos, dentistas, gerentes de produção e diretores.

O trabalho no presídio não conta para o processo que corre na Justiça de Minas Geriais, segundo o advogado do goleiro, Cláudio Dalledone Júnior, porque não houve condenação. “Ele tem feito estas atividades para ocupar o tempo ocioso dentro da penitenciária. Se ele já tivesse sido condenado [ no processo em Minas] teria uma a redução da pena de um dia por três trabalhados. Mas mesmo isso ainda não sendo válido, ele optou em trabalhar”; diz o advogado.
Caso Eliza Samudio
O goleiro Bruno Fernandes e mais sete réus vão a júri popular no processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. Para a polícia, Eliza foi morta em junho de 2010 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o corpo nunca foi encontrado.
Após um relacionamento com o goleiro Bruno, Eliza deu à luz um menino em fevereiro de 2010. Ela alegava que o atleta era o pai da criança. Atualmente, o menino mora com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.
O goleiro, o amigo Luiz Henrique Romão – conhecido como Macarrão –, e o primo Sérgio Rosa Sales vão a júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Sérgio responde ao processo em liberdade. O ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, também está preso e vai responder no júri popular por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Dayanne Rodrigues, ex-mulher do goleiro; Wemerson Marques, amigo do jogador, e Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio em Esmeraldas, respondem pelo sequestro e cárcere privado do filho de Bruno. Já Fernanda Gomes de Castro, outra ex-namorada do jogador, responde por sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela. Eles foram soltos em dezembro de 2010 e respondem ao processo em liberdade. Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, foi inocentado.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), não há previsão de data para o julgamento do caso Eliza Samudio.

domingo, 27 de novembro de 2011

Roseana Sarney transforma o Maranhão em praça de guerra, com promessa de banho de sangue

(Foto: Agência Brasil)
Filha de peixe – Diz a sabedoria popular que quem puxa os seus não degenera. Se essa teoria não pode ser considerada uma maiúscula unanimidade em muitas partes do planeta, no Maranhão cai como luva quando o assunto é a família Sarney, cujo “capo”, o senador José Sarney, está sendo acusado de grampear um colega de partido, o alagoano Renan Calheiros (PMDB). Mas o assunto ora em questão não é a mais recente acusação contra o presidente do Senado Federal, mas sua filha, Roseana Sarney, que despeja sobre o mais pobre estado brasileiro uma onda de absolutismo jamais vista.

Encastelada no Palácio dos Leões, sede do Executivo maranhense, Roseana se nega a negociar com os policiais militares do Estado, que pleiteiam 28% de aumento salarial, de acordo com o coronel Ivaldo Alves Barbosa, que por telefone conversou com a reportagem do ucho.info. O oficial da PM do Maranhão disse que a governadora não cumpriu a promessa de negociação e, ao invés de buscar uma solução pacífica, solicitou a presença da Força Nacional de Segurança, que há dias se faz presente na capital São Luís.
Dona de temperamento histriônico e confiante na estrutura subserviente que o pai montou no estado, Roseana Sarney conseguiu na Justiça a decretação da prisão preventiva dos líderes do movimento: coronel Ivaldo Alves Barbosa, coronel Francisco Melo da Silva, sargento Jean Marie, sargento Da Hora, cabo Campos, cabo Nascimento e soldado Leite. Ademais, a Justiça, que considerou o movimento ilegal, determinou o desconto de R$ 200 por dia parado do salário dos líderes, o que faz com que os militares em questão, chefes de família que buscam um mínimo de dignidade, nada tenham a receber em dezembro próximo.
Roseana Sarney não contou com a possibilidade de um movimento puxar outro. Além da paralisação da Polícia Militar em quase 70% do estado, os delegados de polícia também cruzaram os braços. Logo mais, às 17 horas locais, o sistema de transporte público de São Luís também deve parar. O número de arrastões na capital do Maranhão cresceu de forma assustadora nas últimas horas. Até mesmo assalto a joalherias foram registrados. No interior do estado muitas das 217 cidades, como Imperatriz, Timon, Caxias, Grajaú, Barra do Corda, já não contam com a Polícia Militar, o que pode desencadear assaltos a agências bancárias e caixas eletrônicos. No presídio localizado na cidade de Pinheiro já há uma rebelião de presos.
Em vez de caminhar na direção de uma solução negociada, Roseana Sarney decidiu endurecer e agora conta com a presença do Exército nas ruas de São Luís. No sábado (26), um general de brigada chegará ao Maranhão, de acordo com informações obtidas pela reportagem, para assumir o comando da operação. Instalados na Assemebleia Legislativa, os policiais militares prometem revidar a bala uma possível invasão da Casa legislativa. O coronel Ivaldo Alves Barbosa disse que se a Assembleia for invadida haverá um banho de sangue no local e que a governadora sujará as mãos.
Muito estranhamente, a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil ainda não se pronunciou. Amigo da família Sarney e ex-presidente da fundação que leva o nome do presidente do Senado, o advogado José Carlos Souza e Silva, que quer ser reconduzido ao TRE-MA com as bênçãos do chefe do clã, também está calado.
O caótico cenário que domina o Maranhão, com flagrante desrespeito ao livre direito de manifestação, mostra ao Brasil a verdadeira realidade de um estado que faz inveja (sic) a muitas republiquetas que vivem sob o manto da ditadura. Um desfecho violento, como prevê o coronel Ivaldo Barbosa, é tema mais que suficiente para que a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) envie a São Luís seus representantes, pois o caudilhismo que cresceu a partir da praia do calhau é no mínimo criminoso. Voltando ao início desta matéria, Roseana puxou aos seus e não degenerou
Fonte: Ucho.info

sábado, 26 de novembro de 2011

Mulher do traficante Nem é presa por associação ao tráfico de drogas

Ela foi presa após ser levada por PMs do Bope à 15ª DP (Gávea).
Traficante Nem controlava tráfico na Rocinha, antes da ocupação.

Rodrigo ViannaDo G1 RJ
A mulher do traficante Nem foi presa em flagrante na noite desta sexta-feira (25), após ser levada para a 15ª DP (Gávea), na Zona Sul do Rio. Danúbia Souza Rangel é acusada pela polícia por associação ao tráfico de drogas. O delegado Carlos Augusto Nogueira titular da 15ª DP, disse que a mulher passará a noite na delegacia.

De acordo com o delegado Carlos Augusto, no sábado (26), ela será transferida para uma carceragem da Polinter.
O delegado revelou que Danúbia optou em ficar silêncio e chorou em alguns momentos. Ele explicou que juntou aos autos de investigação relatórios, depoimentos, informações de moradores e fotos em sites de relacionamento, onde a mulher de Nem aparecia ostentando joias. A polícia quer saber a origem do dinheiro com que Danúbia vivia, já que a princípio, ela não tinha emprego.
“Ela preferiu se reservar e só falar em juízo. No meu entendimento, ela é associada ao tráfico de drogas. Ela recebe presentes do Nem, ela andava com carro fornecido pelo Nem. Ela participava do tráfico de drogas na Rocinha. Então, eu entendi por bem fazer o procedimento de flagrante em delito por associação ao tráfico”, explicou ele.
A mulher de Nem foi levada à delegacia por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) nesta sexta-feira (25). Ela foi encontrada em um salão de beleza na Rocinha, após denúncias anônimas. Segundo a polícia, o salão seria de propriedade da irmã de Danúbia, que também prestou depoimento nesta noite, mas foi liberada em seguida.
De acordo com o delegado, no caso de crime por associação ao tráfico, não é necessário um mandado de prisão. Carlos Augusto informou, ainda, que vai pedir à Justiça que a prisão em flagrante passe para prisão preventiva: "Ela tem uma ligação há muito tempo com o trafico. Ela namorou um traficante e possui um filho com outro traficante já morto", completou.
Carlos Augusto informou, ainda, que foi solicitado um reforço polícial na delegacia para esta noite. Ele afirmou que não tem dúvida sobre o envolvimento dela com o tráfico na Rocinha: "Eu realmente acredito na associação dela. Ela é investigada em pelo menos um inquérito daqui da delegacia, que é o de associação ao tráfico de drogas", disse o delegado.
O advogado de Danúbia Souza Rangel deixou a delegacia dizendo apenas que entraria com um pedido de habeas corpus ainda na noite desta sexta-feira. De acordo com o plantão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), até as 22h30, o pedido ainda não havia chegado.
Prisão de Nem
Nem foi preso em uma abordagem da Polícia Militar
ao tentar fugir da Rocinha, na madrugada do dia 10 de novembro, dias antes da ocupação da comunidade.

Segundo o Bope, a mulher dele foi localizada após uma informação passada ao Disque Denúncia. Danúbia chegou acompanhada da irmã. As duas foram levadas em um carro do Bope. De acordo com a PM, não havia mandado de prisão contra elas. Na Rocinha, de acordo com os policiais, Danúbia é conhecida como "Xerifa".
Denúbia foi levada por policiais do Bope para a delegacia (Foto: Reprodução/TV Globo)Danúbia chegou acompanhada da irmã
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A Rocinha foi ocupada, junto com as comunidades do Vidigal e Chácara do Céu, na madrugada do dia 13 de novembro.
Torturador preso
Na quinta (24), a Polícia Civil prendeu o torturador e executor dos crimes do traficante Nem, no Vidigal, favela vizinha à Rocinha. A informação é do delegado Pedro Medina, titular da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), afirmou que o homem, conhecido pelo apelido “99”, “é um dos traficantes mais leais a Nem, e já foi chefe do tráfico no Morro do Vidigal”.
Segundo Medina, “99” é “extremamente violento” e era o responsável por esquartejar corpos no Vidigal. “Vários traficantes o temiam. E era exatamente por ser violento que ele era tão querido por Nem, por ser o executor do que o Nem mandava”, explicou o delegado.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi encontrado em uma casa em Realengo, próxima à Vila Vintém, na Zona Oeste, de onde ele pretendia fugir. O tráfico de drogas na Vila Vintém é controlado pela mesma facção que atuava nas duas favelas da Zona Sul.
Suspeito que fugiu da Rocinha é preso em Bangu
Também na quinta-feira (24), agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam um homem de 34 anos suspeito de tráfico de drogas e que seria foragido da favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. De acordo com a policia, ele foi encontrado em sua residência em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Ainda de acordo com a polícia, ele era morador da Rocinha, mas fugiu do local ao saber da pacificação da comunidade. Contra o suspeito havia um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Capital pelos crimes de tentativa de homicídio e associação para o tráfico de drogas.
O suspeito foi condenado em 2008 pelo crime de tráfico de drogas e ainda tinha outra passagem pela polícia por receptação e falsificação de documento público. Com ele, os policiais apreenderam um carro, que ele não soube explicar a procedência, segundo a polícia.
Também na Vila Vintém, um homem suspeito de ser um dos chefes da segurança do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi preso junto com outros homens que fugiram da Rocinha, dois dias antes da ocupação da comunidade.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Com policiais em greve, Exército assume segurança no Maranhão

Paralisação começou na sexta. Grupo de soldados e oficiais invadiu a Assembleia Legislativa do Estado e segue acampado

Wilson Lima, iG Maranhão | 25/11/2011 17:13
Com policiais em greve, Exército assume segurança no MaranhãoParalisação começou na sexta. Grupo de soldados e oficiais invadiu a Assembleia Legislativa do Estado e segue acampado
Com policiais em greve, Exército assume segurança no MaranhãoParalisação começou na sexta. Grupo de soldados e oficiais invadiu a Assembleia Legislativa do Estado e segue acampado 
secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, afirmou nesta sexta-feira (25), no início da tarde, que o Exército fará o papel de polícia durante a greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado. Além disso, a Secretaria de Segurança do Estado determinou o corte de ponto dos policiais envolvidos na paralisação iniciada na noite de quarta-feira.

Foto: Wilson Lima/iG Ampliar
Grevistas vêem TV na Assembleia Legislativa invadida por policiais

A greve foi considerada ilegal pela Justiça, após decisão do desembargador Stélio Muniz. Os grevistas, que invadem desde o início da paralisação a Assembleia Legislativa do Maranhão, já foram notificados, mas não pretendem deixar o prédio. Eles querem abrir negociação com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Mas, conforme Mendes, a governadora não conversará com os manifestantes enquanto eles mantiverem a invasão da Assembleia.
Desde quarta-feira, parte do policiamento do Maranhão está a cargo de homens da Força Nacional. Nesta sexta-feira, além de 950 homens do Exército do Maranhão, haverá o reforço de mais 250 soltados do Piauí que trabalharão no policiamento ostensivo. A chamada “Operação Maranhão” também terá a colaboração de homens da Aeronáutica e da Marinha. Houve também reforço de homens da Força Nacional para o Estado, mas não se tem informações oficiais sobre o quantitativo da tropa. Estima-se que a tropa da Força Nacional chegue, no mínimo, com 500 homens.

Foto: Wilson Lima/iG
Policiais acampam na Assembleia Legislativa do Maranhão

O efetivo da Polícia Militar empregado no Maranhão é de 7,5 mil homens. São Luís, sozinha, responde por metade deste efetivo. Neste sábado, representantes do comando da 10ª Região Militar chegam ao Maranhão e eles devem fazer um levantamento se há necessidade de envio de novos soldados do Exército. Oficialmente, o governo do Estado fala que adesão chega a 55% na capital e até 15% no interior. Os grevistas afirmam que a adesão da greve dos policiais militares e bombeiros é de

O secretário de Segurança confirmou nesta sexta-feira que já foi efetivado o primeiro corte de ponto dos militares envolvidos na paralisação. Ao decretar a greve da PM ilegal, o desembargador Stélio Muniz também aplicou multa de R$ 200 a cada integrante da corporação que faz parte do movimento. “Já determinamos aos comandos que repassem à Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN)  as informações sobre as faltas para que efetuemos os descontos”, diz ele.
Na quinta-feira (24), o comando da Polícia Militar do Maranhão ingressou com representação no Ministério Público Estadual (MPE) pedindo a prisão dos líderes do movimento. O pedido de prisão será analisado pela promotora de Justiça Militar do Maranhão, Maria do Socorro Assunção Gomes. A expectativa é que o pedido seja feito ainda nesta sexta-feira ou no início da semana que vem.
Fonte: Ultimo Segundo

PMs do RJ cobravam até R$ 30 mil para liberar traficantes presos, diz PF

 Polícia Federal desmontou grupo de São Gonçalo e prendeu 5 pessoas.
Dezoito PMs já estavam presos, entre eles 2 do caso da juíza Patrícia Acioli.
Carolina Lauriano Do G1 RJ
A Operação Martelo de Ferro, realizada na manhã desta sexta-feira (25) pela Polícia Federal, para combater o tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, prendeu cinco pessoas - dois policiais militares, uma advogada e três traficantes da região – e revelou um esquema de propina cobrada por PMs para a liberação de traficantes presos que já chegou a R$ 30 mil.
Através de escutas telefônicas, descobriu-se que os PMs cobravam dos traficantes o chamado "arrego" - pagamento de propina - para os policiais não realizarem operações na comunidade e não coibirem o tráfico de drogas. Além disso, os policiais tinham uma tabela de cobrança para a liberação de presos. Os valores iam desde R$ 500 e já chegou a R$ 30 mil, de acordo subcordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Daniel Faria Braz.
"Variava de acordo com a importância no tráfico. Casos de elementos mais variados já chegou a R$ 30 mil", disse o promotor.
Dos 22 PMs procurados, dois foram presos nesta sexta e 18 já estavam presos, sendo que dois deles estavam envolvidos no assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta em agosto. Um policial denunciado morreu durante as investigações, iniciadas em 2009, e um outro está foragido. Em relação aos traficantes, há 24 mandados de prisão, três deles ocorridos nesta sexta, 13 já realizados anteriormente e oito que ainda faltam cumprir. A advogada presa, de acordo com a PF, agia levando recados de líderes do tráfico presos para os traficantes da favela e ainda negociava os valores para a liberação dos presos.
De acordo com o delegado da PF e coordenador da operação, Victor Poubel, todos os PMs envolvidos são do 7º BPM (São Gonçalo). Eles irão responder por formação de quadrilha e corrupção. Já os traficantes, por formação de quadrilha e tráfico de drogas. "Essa operação se deu em razão do homicídio da juíza Patrícia Acioli, era uma ação que precisava e foi exitosa. A população local pode saber que foi uma atuação embrionária e que outras ali surgirão", afirmou Poubel.
A polícia também investiga denúncias de homicídios praticados por PMs que não conseguiam os valores exigidos na extorsão aos traficantes. Segundo a PF, alguns dos réus estão envolvidos em autos de resistência.
Complexo do SalgueiroPara o delegado da PF, após a ocupação do Conjunto de Favelas Alemão, na Zona Norte do Rio, o Complexo do Salgueiro virou um dos maiores entrepostos de drogas do Rio. “A UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) teve esse deslocamento de traficantes que eram do Alemão e foram para o Salgueiro, inclusive com forte armamento”, afirmou.
“São Gonçalo é uma área com pouca presença do estado, com uma população humilde, então o tráfico é livre por omissão desses maus policiais”, completou Poubel.
Segundo o Daniel Braz, do Gaeco, o nome da operação foi uma homenagem à Patrícia Acioli. “Um dos motivos do crime da juíza foi a ação dela contra essa atividade ilícita”, disse.
ele ressaltou ainda que a investigação teve início através da identificação de celulares de alguns traficantes do Complexo do Salgueiro. A partir daí, a polícia fez escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e identificou outros traficantes da região. Nos telefonemas, traficantes presos por PMs do 7º BPM negociam sua liberdade com o grupo de policiais acusados de corrupção.
Ação
Três helicópteros, um da PF e dois da Polícia Civil, dão apoio à operação, que conta com a participação de mais de 400 agentes das polícias Civil e Militar e do Grupo de Atuação Especial Pde Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio, incluindo 330 federais.
Fonte: G1.com

Sob a coordenação do Coronel José Geraldo de Lima, Militares da 15ª Cia Ind MAT reforçam as operações período da Piracema

 
              Os municípios de Ladainha, Novo Cruzeiro e Malacacheta receberam reforço no policiamento para cumprir o cronograma oficial de operações no período da Piracema. Militares da área da 15ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito desencadearam uma operação, que foi coordenada pelo Comandante da 15ª Região da Polícia Militar, Coronel José Geraldo de Lima. Foram empenhados 18 militares da Unidade, seis viaturas, dois barcos. O objetivo foi coibir todo e qualquer tipo de infração ou crime ambiental. Segundo os coordenadores da operação, o resultado foi positivo.
             O Comandante Regional supervisionou os trabalhos nos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus. Juntamente com o Coronel Geraldo, esteve também presente na operação, o Major Gilson Alves Moraes, Comandante da 15ª Cia. PM Ind MAT.
 
RESULTADOS
- Apreensão de 14 armas de fogo
- Apreensão de 13 gaiolas
 - Apreensão de 12 pássaros da fauna silvestre brasileira,
- Apreensão de três alçapões
- Apreensão de sete cartuchos cal. 28
- Apreensão de 11 cartuchos cal. 38
- Apreensão de 110 metros lineares de rede
- Autos de infração do Sisema no valor de R$5.957,70
 (MC)
Fonte: pmmg.mg.gov.br